Dragões #455 Out 2024 | Page 41

“ Queriam [ a imprensa internacional ] saber de que que galáxia era aquela equipa que tinha dado 4-0 ao Manchester United ”
Transferência para o Ferroviário custou 20 pares de chuteiras
O GOLO DA MINHA VIDA
OUTUBRO 2024 REVISTA DRAGÕES

“ Queriam [ a imprensa internacional ] saber de que que galáxia era aquela equipa que tinha dado 4-0 ao Manchester United ”

Com Cubillas e Duda depois de mais um golo

Alto e esguio , Seninho fazia 10,08 segundos aos 100 metros , marca registada pelo treinador adjunto Hernâni Gonçalves . Não sabe se contra o vento ou a favor dele , mas desconfia que não o fez com o calçado adequado . “ Às vezes era tão rápido que chegava à linha final e tinha que ficar à espera do Gomes e do Duda ”, recorda orgulhoso , com um sorriso de desafio à mistura . Só depois fazia a assistência . “ Sim , porque eu não era um goleador , eu fazia passes de morte ”, explica . Anos mais tarde , ainda antes de Calvin Smith retirar dois centésimos de segundo ao recorde mundial do hectómetro e correr a distância em 9,93 segundos , um jornalista norteamericano perguntou-lhe por que não tinha preferido o atletismo ao futebol . Na altura não soube responder , mas hoje interroga-se “ se não poderia ter sido um Carl Lewis …”. Trinta e nove anos depois , os motivos da escolha parecem-lhe mais claros do que nunca .

O que Seninho realmente queria era “ uma bolinha para jogar ”. Desde criança , desde os tempos em que Lubango , em Angola , ainda era Sá da Bandeira . “ Tinha um prazer enorme ao jogar futebol . Sábado sem pesca nem futebol não era sábado para mim . Não era sequer fim de semana ”, recorda . Ainda hoje , depois de tantas vezes ter jogado em estádios cheios , de ter conquistado troféus e aplausos , para o “ Mirage ” nada se compara à “ inocência ” e ao “ autêntico ” das peladas noturnas no descampado atrás de casa da avó . “ Jogar ao luar de África era extraordinário , era uma coisa fabulosa … É impossível não ficar nostálgico ”, pede desculpa . É também à noite , mas já na Europa , que Seninho encontra o golo da vida dele . Bom , na verdade são dois , porque os vê , revê e não consegue decidir . Sabe apenas que o marcou naquele jogo da extinta Taça das Taças em Manchester , onde fez “ dois golos com uma arte extraordinária ”. Um deles é o tal , é o golo de uma vida .

Transferência para o Ferroviário custou 20 pares de chuteiras

Seninho começou a jogar no FC Lubango , filial do FC Porto , mas mudou-se para o Ferroviário pouco depois de começar a trabalhar nos Caminhos de Ferro de Moçâmedes . A transferência , que ameaçou dar brado por questões regulamentares , motivou um braço de ferro entre os dois clubes e só foi resolvido com o pagamento em géneros : o Ferroviário cedeu 20 pares de chuteiras ao Lubango .
41