“ Somos o clube mais importante de Portugal e um dos melhores a nível europeu e aqui não vale outra coisa que não seja ganhar . Empatar ou perder é muito doloroso para nós .”
TEMA DE CAPA
OUTUBRO 2024 REVISTA DRAGÕES
“ Somos o clube mais importante de Portugal e um dos melhores a nível europeu e aqui não vale outra coisa que não seja ganhar . Empatar ou perder é muito doloroso para nós .”
apoiarem , tanto em casa como fora . É uma sensação única e espero desfrutar destes adeptos durante muitos anos .
É possível recuperar o título de campeão ? Sim , digo-o muitas vezes no balneário e estou convencido de que vamos ser campeões . Somos uma equipa jovem que tem uma ideia muito clara e que vai dar sempre a mão ao treinador . Vamos dar tudo para recuperar o título e oferecê-lo aos adeptos , que bem o merecem .
E a Liga Europa ? O arranque não foi o melhor … É possível garantir o apuramento direto para os oitavos de final ? Creio que merecíamos mais alguns pontos que perdemos pelo caminho , nomeadamente frente ao United , que nos escaparam no último minuto . Mas é importante mantermo-nos tranquilos e darmos um pouco de cada um de nós em cada jogo para passarmos à fase seguinte . Estou convencido de que vamos conseguir .
Dias depois de nasceres , em maio de 2004 , o FC Porto ganhou a Liga dos Campeões , e em maio de 2011 tinhas sete anos . Lembras-te da vitória do FC Porto na Liga Europa ? Não , era muito pequeno . Tenho o FC Porto no coração , já vi troféus que conquistou na história recente do clube e , como já disse , é um clube muito grande a nível mundial , como tem demonstrado todos esses anos . É um orgulho para mim estar num clube tão grande como este .
Radamel Falcao estabeleceu um recorde ao marcar 17 golos nessa edição . É uma marca a bater ? Só quero fazer o melhor para mim e para a equipa , afinal estamos a falar de um dos melhores jogadores da história do futebol , que aqui é uma lenda . É um orgulho que me possam comparar a ele , mas ele foi um grandíssimo jogador que merece todo o respeito do mundo . Oxalá possa ficar perto dessa marca .
O episódio de racismo de que Elijah Gift foi alvo fez-te sair em defesa do jogador da seleção espanhola de sub-19 . Quando serão banidos estes comportamentos dos estádios de futebol de uma vez por todas ? Não é um tema de que goste muito de falar , mas é algo que não tem cabimento , não só no futebol , mas também na sociedade , e não beneficia ninguém . É lamentável que aconteçam coisas destas em pleno 2024 . É um assunto delicado , já enviei todo o meu apoio ao Elijah no próprio dia dos acontecimentos e espero que sejam tomadas medidas muito duras para que episódios destes não voltem a acontecer .
Ganhar os Jogos Olímpicos é o ponto mais alto da tua carreira até ao momento ? É o meu primeiro título coletivo e foi um sonho ganhar os Jogos Olímpicos depois de tantos anos com a Espanha . Vou recordá-lo sempre com muito carinho por ter sido o meu primeiro título coletivo e por ser o ouro olímpico .
O Cristiano Ronaldo é a tua maior inspiração ? A minha primeira referência foi o Samuel Eto ’ o , mas o Cristiano , por todo o seu espírito de superação , por querer ser sempre o melhor , foi uma inspiração importante para mim . Para mim , é o melhor jogador do mundo , sem dúvida nenhuma .
Que fazes nos tempos livres ? Também és craque nos videojogos ? Gosto muito de jogar na PlayStation , não sou tão bom como no relvado , mas tento sempre desfrutar com os meus amigos , passar um bom bocado , mas mantendo o cuidado de não jogar muitas horas , porque também é preciso cuidar do corpo e da casa .
Diz-se que és muito bom analista , que dominas os aspetos técnicos e táticos . Ser comentador é uma possibilidade , daqui a muitos anos , para quando terminares a carreira como futebolista ? Sim , é verdade que gosto muito de ver futebol e analisar os jogos e , no futuro , gostaria muito , de ser comentador ou algo relacionado com o futebol .
21