Dragões #454 Set 2024 | Page 53

BASQUETEBOL
SETEMBRO 2024 REVISTA DRAGÕES

“ Podemos fazer uma

ÉPOCA HISTÓRICA ”

ENTREVISTA de BRUNO LEITE
No verão de 2023 , trocou o Sporting pelo FC Porto depois de uma época em que só realizou dois jogos devido a uma lesão grave , o que nunca é um bom cartão de visita , mas a verdade é que Tanner Omlid foi muito provavelmente o melhor reforço de toda a Liga em 2023 / 24 . A sustentar o papel de relevo que assumiu no coletivo de Fernando Sá , o extremo norte-americano foi eleito o Melhor Defensor do campeonato , conquistou a Taça de Portugal e acrescentou-lhe uma renovação de contrato até 2027 , o que diz muito da importância que o clube lhe reconhece e que o enche de gratidão .

Nesta entrevista à DRAGÕES , a primeira desde que chegou ao clube , Tanner Omlid deixou elogios ao coletivo portista e acredita que este está bem apetrechado para lutar por títulos , nomeadamente o de campeão nacional , que escapa desde 2016 . Sob o comando de Fernando Sá , “ um dos melhores treinadores ” que já teve , o camisola 15 não tem dúvidas de que os azuis e brancos estarão “ 100 % preparados para lutar pelo campeonato ”, mas para isso é “ superimportante ” vencer a fase regular e ter a vantagem casa nos Playoffs . Considerando “ sublime ” a relação que tem com os adeptos , Tanner Omlid acredita que esta temporada pode ser “ histórica ”.

Antes de mais , fale-nos sobre a ligação forte que criou com o clube e com os adeptos . O FC Porto é um clube fácil de gostar e tem uma cultura fantástica . Estou feliz por terem aberto os braços para mim e por me fazerem sentir um deles .
Qual escolheria como o momento mais importante desde que chegou ao FC Porto ? A vitória na Taça de Portugal foi muito boa . A primeira vitória em casa sobre o Benfica soube muito bem , tal como a vitória sobre o Sporting nos quartos de final da Taça de Portugal , se não estou em erro . Essa também foi uma boa vitória .
O que significou para si a renovação do contrato até 2027 ? Não é normal os clubes portugueses assinarem vínculos tão longos , sobretudo com atletas estrangeiros … Significou o mundo para mim e deume muita estabilidade , pois fui pai recentemente e faz com que possa estar mais relaxado e jogar com outra liberdade . Não preciso de me preocupar com o que vai acontecer a seguir , só preciso de relaxar e de ser eu próprio . O clube gostou da última época e sinto-me grato por isso .
Na altura , disse que foi a decisão mais fácil da carreira . Porquê ? Não posso queixar-me de nada , a verdade é que não há nada de que me possa queixar . Estou num grande clube , os adeptos adoramme , o treinador adora-me e assumo que os diretores também , pois renovaram comigo por três anos . Adoro-os a todos também , por isso é algo recíproco . É bom saber que a energia que transmito me é devolvida .
Começa uma nova época e o plantel sofreu algumas alterações . O que é que os adeptos podem esperar da equipa ? Acredito que nesta época temos mais hipóteses de ganhar , de ganhar os grandes jogos e de nos fecharmos quando tivermos de nos fechar . Acredito que podemos fazer uma época histórica .
O FC Porto já não é campeão desde 2016 . Ganhar o campeonato é um objetivo que está acima dos outros ? É difícil para mim pensar nisso , pois parece que já foi há muito tempo e que a minha vida aqui começou há semanas . Agora vem aí a Supertaça e depois teremos o jogo que se seguir . Quando essa altura da época chegar , estaremos 100 % preparados para lutar pelo campeonato .
53