Dragões #453 Ago 2024 | Page 55

“ Sou treinável e adapto-me bem a qualquer situação . Sempre fui assim desde a universidade à NBA e nas equipas em joguei fora do meu país . Não vou ter problemas em adaptar-me , tenho a certeza .”
BASQUETEBOL
AGOSTO 2024 REVISTA DRAGÕES
Protagonizou a transferência mais mediática do defeso basquetebolístico em Portugal , mas diz que as coisas “ aconteceram de forma inesperada ” e que veio para o FC Porto por saber da “ capacidade desta equipa ”. Toney Douglas é um nome bem conhecido dos amantes da NBA , pois disputou a melhor liga do mundo durante nove temporadas e partilhou o balneário com superestrelas como LeBron James , Stephen Curry , Carmelo Anthony ou Dwyane Wade , entre muitos outros . Com muita experiência acumulada também na Europa , o base norte-americano , de 38 anos , representou o Benfica entre 2022 e 2024 e sagrou-se bicampeão nacional ao serviço dos lisboetas .

Nascido em Tampa , no estado da Flórida , Toney Douglas começou por disputar o campeonato universitário ( NCAA ) pela Universidade de Auburn , seguindo posteriormente para a Universidade de Flórida State , pela qual brilhou ao ponto de ser escolhido pelos Los Angeles Lakers em 2009 , na primeira ronda do Draft da NBA . Nessa mesma noite , foi trocado para os New York Knicks , a primeira equipa que representou ao mais alto nível e a primeira das sete que representou na liga mais espetacular do planeta . Agora que está na Invicta e que veste de azul e branco , Toney Douglas aproveita esta entrevista à DRAGÕES para se dirigir aos adeptos portistas : “ Vamos manter-nos ligados e tenho a certeza de que não se vão desiludir este ano ”.

O que sente por ser jogador do FC Porto ? Na verdade , não tenho sentimentos , é mais um ano de trabalho que começa num novo clube . Estou pronto para começar .
Protagonizou uma mudança muito mediática neste defeso do basquetebol português . Foi difícil trocar um clube grande por outro , ainda por cima sendo rivais ? Não diria que foi difícil , mas as pessoas não conhecem os contornos da situação . Sei que a rivalidade entre FC Porto e Benfica é uma das maiores em Portugal . O meu tempo no Benfica foi espetacular , mas algumas coisas , que prefiro não aprofundar , aconteceram de forma inesperada . No final de contas , fiz o que era melhor para o Toney Douglas e vim para o FC Porto .
Como se desenrolou o processo que o trouxe para o FC Porto ? Toda a gente me perguntou porque deixei o Benfica depois de ganhar o campeonato , mas não foi uma decisão minha . Tive uma experiência fantástica no Benfica , mas as coisas acabaram por não resultar . Não foi como se tivesse dito que me ia embora . A partir daí , o FC Porto tornou-se uma opção em cima da mesa . Não me importei de vir para o FC Porto porque sei da capacidade desta equipa . O FC Porto já não é campeão desde 2016 e estou aqui para ganhar . Nada mais do que o campeonato , essa é a minha mentalidade .
Falou com Fernando Sá durante esse processo ? Sim , falei com ele .
Sobre o que falaram ? Ele é uma pessoa fantástica e falámos sobre muitas coisas . Ele está feliz por eu estar no FC Porto e ansioso por começar . Falámos sobre os treinos , sobre os jogos e coisas desse género , sobre como seria quando estivesse aqui . Assim que começassem os treinos , iríamos falar mais .
Defrontou o FC Porto muitas vezes nas últimas duas temporadas . Acredita que vai encaixar perfeitamente no estilo de jogo implementado pelo treinador ? Acredito que me encaixo bem em qualquer sistema e com qualquer

“ Sou treinável e adapto-me bem a qualquer situação . Sempre fui assim desde a universidade à NBA e nas equipas em joguei fora do meu país . Não vou ter problemas em adaptar-me , tenho a certeza .”

55