TORNEIOS HISTÓRICOS
AGOSTO 2024 REVISTA DRAGÕES
LUIS OTERO E JUAN ACUÑA
QUATRO TÍTULOS ENTRE TUBARÕES
Os “ veraniegos ” Troféu Luís Otero ( Pontevedra ) e Troféu Juan Acuña ( Corunha ) são dois outros prestigiados torneios de verão espanhóis em que o FC Porto deixou marcas de relevância , vencendo ambos por duas vezes . O “ Luís Otero ” foi criado em 1959 para homenagear o primeiro internacional galego , Luís Otero Sánchez , nascido precisamente em Pontevedra e promovido a sénior aos 16 anos , em 1909 . Para o FC Porto , este torneio destaca-se pela importância e simbologia : foi o primeiro “ veraniego ” conquistado pelos portistas , em 1962 , comandados pelo húngaro Janos Kalmar , prova em que os azuis e brancos bisaram em 1964 , com a equipa orientada pelo brasileiro Otto Glória . A importância deste torneio mede-se pelos convidados , tudo gente ilustre de horizonte mundial : Estudiantes de la Plata , Nacional de Montevideo , ou ainda Valência , Bétis , Sevilha , todos consagrados campeões espanhóis à época em que se fundou o “ Luís Otero ”, que se mantém de pé e com chama estival permanente . O “ Juan Acuña ”, criado em 1989 para homenagear Acuña , o
Xanetas , melhor guarda-redes de sempre do Corunha e um dos melhores de Espanha , falecido em 2001 , é outra competição para ilustres , que o FC Porto venceu por duas vezes : em 1996 , com António Oliveira , e em 2003 , com José Mourinho . Na lista de presenças , nomes mundiais como Palmeiras , Milan , Flamengo , Fluminense , Universidad Católica , entre muitos outros , atestam o prestígio da prova em que o FC Porto é o convidado estrangeiro com mais triunfos , a provar que muito poucos batem o Deportivo da Corunha no seu território . belga . O “ Des Matines ” é levado muito a sério , como se deduz pelas presenças : PSV Eindhoven , Flamengo , Ajax , Dortmund , Mónaco , QPR , Anderlecht , Manchester City , Bayer Leverkusen , PSG e por aí adiante . O FC Porto venceu o “ Des Matines ” à primeira , em 2005 , com Co Adriaanse . A apetência portista para ganhar torneios , geralmente de fim de época ou verão , é grandiosa e mundialista : Premier Cup ( Tailândia ), Viareggio ( Itália ), Roterdão ( Holanda ) e Centenário Atalanta ( Itália ) são alguns pontos de referência , a par de fantásticas digressões estivais à moda antiga , de semanas ou mesmo meses ! Outros tempos .
VALÊNCIA E VIGO
BATER NA TRAVE
Na extensa carreira do FC Porto em torneios de verão , o sinal da história ficou muitas vezes preso por uma negra , como no famoso Trofeo Naranja , que o Valência organiza desde o Verão de 1959 e que o FC Porto de Vítor Pereira perdeu de forma incrível em 2012 , adiantando-se na final , deixando-se empatar pelos anfitriões e deixando fugir o troféu nas grandes penalidades , ao falhar todas as quatro que tentou converter . Também no Ciudad de Vigo o entusiasmo portista arrefeceu subitamente em circunstâncias infelizes , como na final perdida em 2000 , registando ainda outro pódio , em 1978 , numa prova que , desde o Barcelona ao Nottingham Forest , passando pelos Dragões , foi quase sempre abençoada com a presença de grandes campeões europeus e intercontinentais .
(*) texto originalmente publicado na edição de julho de 2014
43