Dragões #450 Mai 2024 | Page 104

REVISTA DRAGÕES 51
OS PRESIDENTES
Houve cinco homens que foram presidentes do FC Porto em momentos distintos : Sebastião Ferreira Mendes ( 1927- 1928 , 1932-1934 ), Eduardo Dumont Villares ( 1930-1931 , 1934-1936 ), Urgel Horta ( 1928-1929 , 1951-1954 ), Luís Ferreira Alves ( 1943-1945 , 1959-1961 ) e Cesário Bonito ( 1945-1948 , 1955-1957 , 1965-1967 ).
As elites sociais do Porto e do Norte de Portugal têm sido o principal campo de recrutamento dos líderes do clube . O fundador António Nicolau de Almeida era comerciante de vinho do Porto , enquanto José Monteiro da Costa , responsável pela revitalização do FC Porto em 1906 , era herdeiro de um importante horticultor da Invicta .
Entre a lista dos presidentes encontram-se titulares de diversas profissões e funções , como advogados - Américo de Sá , Ângelo César , Guilherme do Carmo Pacheco - , banqueiros - Afonso Pinto de Magalhães , Luís Ferreira Alves - , médicos - Cesário Bonito , Miguel Pereira , Urgel Horta - , militares - Augusto Sequeira , Júlio Garcez de Lencastre - e políticos - Américo de Sá , Ângelo César , Urgel Horta . Alguns dos primeiros presidentes jogaram futebol no FC Porto , mas André Villas-Boas é o primeiro com passado como treinador .
Nenhum líder faz sombra - nem no clube , nem no resto do mundo - a Jorge Nuno Pinto da Costa no que toca a títulos conquistados - considerando todos os escalões e modalidades , foram 2.591 , o que corresponde a uma média de um troféu a cada seis dias . Em 42 anos de presidência , o homem que como diretor do departamento de futebol já tinha estado na génese das vitórias em dois campeonatos e uma Taça de Portugal somou 68 troféus : duas Taças dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões , duas Taças Intercontinentais , duas Taças UEFA / Liga Europa , uma Supertaça Europeia , 23 Ligas , 15 Taças de Portugal , 22 Supertaças , 1 Taça da Liga . Este palmarés supera largamente os de Florentino Pérez ( Real Madrid , 32 troféus ), Santiago Bernabéu ( Real Madrid , 30 ) e Silvio Berlusconi ( AC Milan , 29 ), que se seguem na lista dos presidentes mais vitoriosos da história do futebol . O antecessor de Jorge Nuno Pinto da Costa com mais sucesso havia sido Américo de Sá , associado à conquista de quatro títulos .
Uma vez que Portugal é um dos países mais centralizados da Europa e que as instituições sediadas fora de Lisboa estão à partida em desvantagem competitiva , ser presidente do FC Porto não implica apenas lutar por troféus , mas também combater a concentração de poderes que sempre beneficiou os clubes da capital . Jorge Nuno Pinto da Costa distinguiu-se neste aspeto e afirmou-se como a principal voz do Norte insubmisso na transição do século XX para o XXI , mas teve alguns antecedentes notáveis . Ângelo César Machado , apesar de ser deputado na Assembleia Nacional e partidário do regime do Estado Novo , não hesitou em denunciar os prejuízos causados pela Federação Portuguesa de Futebol e pelos árbitros ao FC Porto e foi por isso irradiado do dirigismo em 1940 . A mesma pena viria a ser aplicada 15 anos mais tarde a Cesário Bonito , depois de se insurgir contra o adiamento de um jogo com o Sporting causado pela circunstância de os lisboetas não poderem contar com Travassos , um dos seus melhores jogadores , retido no aeroporto de Madrid devido ao nevoeiro : “ Íamos na vanguarda do Campeonato ... E isso tem de pagar-se muito caro ! E então , vá de entrar-se no caminho da habilidade e da violência , esmagando-se direitos e deveres , cuspindo-se atrevidamente na ética desportiva , insultando uma cidade e uma região !”.
Em mais de 130 anos e com uma aceleração no último meio século , o FC Porto especializou-se na superação de dificuldades internas e externas . Foram várias as crises diretivas e financeiras , os obstáculos a enfrentar para construir os estádios das Antas e do Dragão , os conflitos com o poder político , as instituições desportivas ou a imprensa . O balanço só pode ser positivo . Em 2024 , o clube tem o melhor palmarés do futebol português . E tem problemas por resolver e desafios para encarar . Ao tomar posse como 32 .º presidente do FC Porto , André Villas-Boas torna-se herdeiro deste património de luta , superação e sucesso .