Dragões #449 Abr 2024 | Page 63

MUSEU
“ 60 MIL VISITANTES EM CINCO EXPOSIÇÕES ” Prof . João Espregueira Mendes
“ Além de ser um dos grandes mestres do século XX , Júlio Resende é um artista com relações com o FC Porto . Fez um painel que está no Estádio do Dragão e é um artista que se radicou no Porto e influenciou , de forma muito significativa , a Escola de Belas Artes do Porto . Tivemos a sorte de a Fundação Júlio Resende ter disponibilidade para realizarmos esta magnífica exposição . Este é um espaço que nos é muito querido , um espaço em nome do meu pai , que se dedica a exposições de arte e tem a invulgaridade de estar inserido no Museu FC Porto . Esta simbiose que é o aproveitamento dos visitantes do Museu e proporcionar-lhes o acesso a este espaço gratuitamente , para aqui também despertarem o gosto pela arte , tem dado resultados muito interessantes . Esta é a sexta exposição , mas já ultrapassámos os 60 mil visitantes nas anteriores . Num espaço dedicado à arte , é absolutamente invulgar . Há muito poucos espaços em Portugal com 60 mil visitantes em cinco exposições .”
“ MAIS CULTURA E ARTE PARA A CIDADE ” Jorge Maurício Pinto , diretor de programação do Museu FC Porto
“ O Júlio Resende abriu a Pegada Artística do Dragão , que reúne um conjunto de obras e artistas representados na centralidade do Estádio do Dragão , mas não podemos pensar na Pegada Artística do Dragão sem o Espaço João Espregueira Mendes . Portanto , é com muito gosto que iniciamos um segundo ciclo com o Espaço João Espregueira Mendes , que será , nos próximos cinco anos , se assim for possível , o garante de uma projeção , de uma presença de todos os parceiros que estão nesta plataforma , trazendo mais cultura e arte para esta cidade e que também ajude o Museu a crescer , pois também nós crescemos com o Espaço João Espregueira Mendes e com toda esta entrega às artes e à cultura .”
“ ÉPOCA MUITO ESPECIAL DO MESTRE ” Joaquim Magalhães , diretor da Fundação Júlio Resende
“ Para a Fundação Júlio Resende , foi um enorme gosto receber o convite do Museu FC Porto para fazermos esta exposição de uma época muito especial do mestre Júlio Resende , um dos maiores nomes da pintura portuguesa do século XX . A nossa missão , Fundação Lugar do Desenho , é divulgar um acervo de cerca de 3.000 obras que o mestre nos deixou .”
“ O LADO HUMANISTA QUE A ARTE PODE TRANSMITIR ” Miguel von Hafe Pérez , curador e programador do EJEM
“ Mostra-se aqui o início do percurso do mestre Júlio Resende . E é um início muito singular , marcado por uma época em Portugal onde havia uma divisão grande entre várias escolas . O Júlio Resende , quando , por circunstâncias profissionais , vai para o Alentejo , traduz , através dessas obras neorrealistas de finais dos anos de 1940 e início dos anos de 1950 , que é o que mostramos aqui , e depois quando vai a para a Póvoa de Varzim , também por razões profissionais , mostra o lado humanista que a arte pode transmitir . É uma exposição de um período muito específico e , passados quase 70 anos daquilo que o Júlio Resende viu , ainda nos traduz , se calhar melhor do que os manuais de história , uma imagem da dignidade do trabalho , da dignidade do trabalhador , quer nos campos do Alentejo , quer nas zonas costeiras da Póvoa de Varzim , por exemplo .”
63 REVISTA DRAGÕES ABRIL 2024