Dragões #449 Abr 2024 | Page 42

“ Não escolhemos as condições do pavilhão , as condições atmosféricas ou o adversário , temos é de fazer o nosso trabalho . Para nós é igual jogar contra o Carcavelinhos ou contra os Lakers e isso demonstra a humildade da nossa equipa .”
BASQUETEBOL
Podemos dizer que foi automático para a equipa mudar o chip entre as competições nacionais e internacionais ? Noutras épocas senti que essa mudança de chip era complicada . Um médico não pode escolher o paciente que vai atender , da mesma forma que nós não podemos escolher as equipas que defrontamos . Essa humildade devemos ter sempre em cada treino e em cada jogo . Não escolhemos as condições do pavilhão , as condições atmosféricas ou o adversário , temos é de fazer o nosso trabalho . Este ano , essa diferença entre competições notouse muito pouco . Para nós é igual jogar contra o Carcavelinhos ou contra os Lakers e isso demonstra a humildade da nossa equipa .
“ Não escolhemos as condições do pavilhão , as condições atmosféricas ou o adversário , temos é de fazer o nosso trabalho . Para nós é igual jogar contra o Carcavelinhos ou contra os Lakers e isso demonstra a humildade da nossa equipa .”
Em tudo isso há muito dedo do treinador ? Sem dúvida ! O Fernando Sá tem feito um trabalho excelente e é uma pessoa muito humana , ouve muito os jogadores . Antes de se preocupar com o Miguel , o jogador , ele preocupa-se com o Miguel , a pessoa . Isso faz diferença . Quando é preciso ser próximo , ele sabe ser , mas ao fim do dia é sempre o treinador . Ele sabe diferenciar as duas situações e tudo o que disse tem muito dedo dele .
O que mudou com a chegada do Fernando Sá ? O Fernando Sá foi jogador do FC Porto e é reconhecido por muita gente como um símbolo do clube e um exemplo de portismo . Só isso faz com que as pessoas procurem mais o basquetebol . Depois , o ADN dele é FC Porto e basta ver como ele vive os jogos . Isso faz-nos ir atrás dele por sabermos o quanto ele sente o clube . Temos que dar tudo por nós , pelo clube e por ele , pois sabemos que ele vai ficar feliz .
Sente que os adeptos estão mais envolvidos com a equipa de basquetebol ?
Ganhar e conseguir bons resultados também ajuda muito , mas a base é o ADN da equipa . O espírito , o caráter e a ambição da equipa é fundamental nisto , tal como os valores FC Porto que a equipa demonstra dentro do campo . Isso ajuda a unir os adeptos à equipa , que no meu entender é uma equipa fisicamente disponível , uma equipa que dá espetáculo .
Como tem sido trabalhar com o Fernando Sá e como tem sido a relação entre treinador e capitão ? Tem sido muito fácil . Vou dar um exemplo para ser mais claro e para as pessoas perceberem como é o Fernando Sá . Quando a minha mãe faleceu , foi ele que me disse . Estávamos na Roménia , já tínhamos feito o jogo e íamos viajar para o Porto . O FC Porto mudou a minha passagem para ir direto para o Algarve e o Fernando Sá exigiu que mudassem também a dele para poder vir comigo . Viemos os dois sozinhos para Portugal e só isto diz muito sobre o que é o Fernando Sá . Muito mais do que um treinador , é um ser humano incrível e preocupase muito com os valores das pessoas .
42 REVISTA DRAGÕES ABRIL 2024