Dragões #449 Abr 2024 | Page 29

Um ano e meio para transformar o sonho em realidade
CLUBE

A

Academia terá um miniestádio para 2.000 espetadores nas bancadas com cobertura que preenche os requisitos da Segunda Liga , três relvados com 400 lugares cobertos e outros seis com as medidas oficiais . Um campo de futebol de sete , três gaiolas de treino intensivo , 300 lugares de estacionamento , 72 quartos duplos na nova Casa do Dragão e um centro de formação com áreas administrativas , técnicas , médicas , de competição , logística , gestão do complexo , serviços comuns , espaços de distribuição e multifuncionais dentro dos 23 hectares do recinto . Fernando Gomes falou sobre “ um projeto em condições ”, de elevada
“ importância económica e social ” que “ não se faz de um dia para o outro ”. “ Conseguiuse um financiamento para a Academia que vai permitir pagar os autos de medição mensalmente a tempo e horas . Em seis anos , esse financiamento estará pago ”, revelou o administrador antes de anunciar a saída no final do mandato . Grato pela “ confiança ” de quem “ sempre soube muito bem o que queria ”, Manuel Salgado descreveu a “ honra ” sentida ao liderar um “ programa ambicioso ”, “ um projeto muito estimulante ” e com “ visão de futuro ”. Para o arquiteto do Estádio do Dragão e do Dragão Arena , “ marcos absolutamente basilares ”, estes “ projetos marcam uma carreira profissional ” e devem ser “ abraçados de alma e coração ”. O custo ronda os 40 milhões de euros .

Um ano e meio para transformar o sonho em realidade

A construção da Academia FC Porto está em marcha e Jorge Nuno Pinto da Costa marcou presença no arranque dos trabalhos da “ obra mais necessária no momento ”, a “ que fazia mais falta ” e a “ cereja em cima do bolo ” que deseja “ ter pronta rapidamente para bem da juventude e do FC Porto ”. No dia em que comemorou 42 anos ao comando dos destinos do clube , o presidente não deixou de “ agradecer a todos os que contribuíram ” para que o sonho se transformasse em realidade e fez uma revelação : “ Ainda quero fazer um novo pavilhão para as modalidades amadoras ”.
Antes do presidente , o administrador financeiro Fernando Gomes falou do “ novo plano de acessibilidades que ficará pronto quando a Academia estiver terminada ”, o qual permitirá chegar do Estádio do Dragão à futura casa da formação “ em 15 minutos sempre por vias principais ”. Fernando Gomes salientou ainda a importância do “ apoio da Câmara Municipal da Maia ”, anunciou que “ em dias de jogos esperam-se 2.000 pessoas dentro da Academia , em dias de movimento normal serão sempre entre 600 a 700 pessoas ” e que “ o prazo de construção previsto é de um ano e meio ”.
29 REVISTA DRAGÕES ABRIL 2024