Dragões #449 Abr 2024 | Page 23

CLUBE

O DIA EM QUE A HISTÓRIA MUDOU

Versão atualizada do texto originalmente publicado na edição de maio de 2021 .
Há quase 600 anos , escrevendo sobre as guerras do reinado de D . Fernando , o cronista Fernão Lopes deu conta de que então nasceu “ um mundo novo , muito contrário ao primeiro ”. Foi também isso que aconteceu a 23 de abril de 1982 , tanto na história do FC Porto como na do desporto português , não na sequência de um conflito armado , mas como resultado de uma eleição democrática . Nesse dia , aos 44 anos de idade , Jorge Nuno Pinto da Costa assinou pela primeira vez um ato de posse como presidente do clube .
TEXTO : DIOGO FARIA
Na verdade , as sementes da mudança já tinham sido lançadas alguns anos antes , entre 1976 e 1980 , quando Jorge Nuno Pinto da Costa e José Maria Pedroto revolucionaram o futebol do FC Porto e concretizaram um verdadeiro 25 de abril na modalidade . Em 1978 , a conquista do campeonato nacional significou um ponto final em 19 anos de hegemonia dos clubes da capital , que em conjunto tinham vencido 38 das 43 edições da liga disputadas até então . O poder asfixiante de Lisboa , transversal aos diversos domínios da sociedade , passou a enfrentar resistência dura a partir de uma instituição do Norte e nunca mais foi tão forte no desporto . Foi a 23 de abril de 1982 , no entanto , que ficaram plenamente reunidas as condições para a afirmação do FC Porto à escala global . Nada ficou igual depois dessa data . O clube que nunca tinha atingido as meias-finais de uma competição europeia conseguiu conquistar sete troféus internacionais - e ser mesmo duas vezes consagrado como o melhor do continente e outras duas como o melhor do mundo . Nas provas internas os números também foram arrasadores : 23 campeonatos - incluindo um inédito ciclo de cinco triunfos consecutivos - , 14 Taças de Portugal , 22 Supertaças . Nos 60 anos entre 1922 , quando surgiram as competições oficiais de caráter nacional , e 1982 , quando Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito presidente , o FC Porto venceu 16 troféus no futebol . Com o atual líder , em 42 anos , já vai em 68 . Mas o trabalho e o sucesso desta liderança estendem-se por vários domínios . Nas outras modalidades , houve títulos europeus de hóquei em patins e de bilhar , um decacampeonato de hóquei , um heptacampeonato de andebol , além de várias centenas de outros títulos e de muitas marcas de prestígio . Ao nível do património , houve acontecimentos tão relevantes como o rebaixamento do Estádio da Antas , as construções do Estádio do Dragão , do Dragão Arena e do Museu FC Porto , a reabilitação do Campo da Constituição e o estabelecimento de parcerias que permitem ao clube usufruir do Centro de Treinos do Olival e do Complexo de Piscinas de Campanhã . Paralela a este crescimento desportivo e infraestrutural ocorreu , também , uma expansão da comunidade portista : em 1977 , o FC Porto tinha 52 mil sócios , 90 % dos quais se concentravam nos concelhos do
Porto , de Gondomar , da Maia , de Matosinhos , de Valongo e de Vila Nova de Gaia ; em 2020 , como resultado destes sucessos , já eram quase 140 mil , muito mais espalhados por todo o país e pelo mundo e com especial implantação no Norte de Portugal . Num plano mais simbólico , houve outra grande transformação : durante as presidências de Jorge Nuno Pinto da Costa os adeptos do FC Porto tornaramse Dragões . A figura mitológica do dragão , ainda que inscrita no emblema do clube desde a década de 1920 , só nos anos 80 e por iniciativa do presidente se afirmou como elemento relevante de identificação da instituição e da sua comunidade - daí a revista criada em 1985 se chamar Dragões e o estádio inaugurado em 2003 ter sido batizado como Dragão . O “ novo mundo muito ao contrário ao primeiro ” do FC Porto é este : o mundo dos Dragões , que com a força , a ferocidade e o heroísmo necessários enfrentam todas as adversidades e triunfam muito mais vezes do que os outros . É um mundo criado , em grande medida , por Jorge Nuno Pinto da Costa . E , para felicidade dos adeptos do FC Porto , é mesmo um mundo real .
23 REVISTA DRAGÕES ABRIL 2024