MUSEU
Júlio Resende S / Título , 1958
RESENDE EM EXPOSIÇÃO NO EJEM
A exposição temporária “ Resende 40 / 50 – Desenhos do Lugar do Desenho ” é o próximo evento no calendário de programação do Espaço João Espregueira Mendes ( EJEM ), no Museu FC Porto . Num percurso por duas décadas de desenhos de Júlio Resende , a oportunidade será única para contemplar obras do início da carreira deste artista referencial no nosso contexto . De Paris ao Alentejo , do Porto à Póvoa de Varzim , as paisagens e as figuras aqui retratadas evidenciam a singularidade de um traço sempre revelador de preocupações humanistas que ultrapassam as simples determinações formais . Com curadoria de Miguel von Hafe Pérez , programador do EJEM , entrada livre e abertura ao público agendada para 28 de março , a exposição também desperta novas abordagens a um autor crucial na “ Pegada Artística do Dragão ”, onde Júlio Resende sobressai , amplamente , através do Mural dos Fundadores , um conjunto de 12 painéis em azulejo concebidos para o Estádio do Dragão e que reúne desenhos do artista e os mais de 50 mil nomes dos sócios do FC Porto presentes na inauguração do estádio , em 2003 .
MUSEU NA QUALIFICA
O Museu Futebol Clube do Porto marcou presença na Qualifica , feira de educação , formação , juventude e emprego , que decorreu de 6 a 9 de março , na Exponor , em Leça da Palmeira . Através do Serviço Educativo e com um programa de participação direcionado a públicos especializado e geral , esta participação proporcionou a apresentação / divulgação do Programa Educativo do Museu e da iniciativa Professor Embaixador à comunidade escolar ( docentes e estudantes ). Além disso , o Museu levou à Qualifica uma exposição de trabalhos produzidos em contexto de oficinas / atividades pedagógicas com a marca de referência do Serviço Educativo , experiências VR e outras , bem como um momento de foto oportunidade com uma réplica da Taça Intercontinental , troféu de campeão mundial de futebol conquistado pelo FC Porto em 1987 e 2004 . Os participantes do evento também tiveram acesso a um questionário exclusivo .
OBJETO DO MÊS
O guarda-redes da primeira dobradinha portista em futebol viveu , antes dessa conquista , outro sucesso histórico ao serviço do clube , mas em andebol . Um documento da época de 1953-1954 abre a porta de acesso ao passado e convida a conhecer o percurso do clube e de Manuel Pinho , um jogador que também marcou um tempo nas balizas dos azuis e brancos . Saída das Reservas , esta é outra preciosidade em exposição na vitrina do Objeto do Mês , que coloca o passado ainda mais ao alcance de todos no Hall do Museu ( área de circulação livre ), assim como em www . museufcporto . pt , na aplicação FC Porto Museu & Tour ou na FC Porto TV .
63 REVISTA DRAGÕES MARÇO 2024