Dragões #448 Mar 2024 | Page 55

ANDEBOL
“ Quando jogas no FC Porto é obrigatório ganhar todos os títulos possíveis . Umas vezes consegues e outras não , porque as restantes equipas também jogam , mas temos de ser exigentes connosco .”
NOME DAVID FERNÁNDEZ ALONSO NATURALIDADE VALLADOLID ( ESPANHA ) DATA DE NASCIMENTO 14 DE ABRIL DE 1996
ALTURA 1,96 M PESO 80KG POSIÇÃO LATERAL DIREITO CAMISOLA 8 CLUBES VALLADOLID ADEMAR LEÓN WISLA PLOCK FC PORTO
TÍTULOS 1 TAÇA DA POLÓNIA 1 SEGUNDA LIGA ESPANHOLA
O que foi dito no balneário após o final ? Tentámos apoiar-nos mutuamente porque foi uma situação complicada .
Como está a equipa para o que resta da temporada ? Essa derrota tornou-nos mais fortes para o que resta da temporada . Queremos alcançar coisas importantes e sabemos que o podemos fazer .
Como avalia a campanha europeia ? É muito difícil de avaliar . Fomos um pouco irregulares e com o formato atual torna-se complicado porque tens de te sair bem em todos os jogos para conseguires seguir em frente .
Esta foi uma das grandes responsabilidades que teve neste primeiro ano no Porto . Como descreve a época até ao momento ? A adaptação foi muito difícil por motivos que não estão relacionados com o andebol , mas neste segunda parte da época estou a sentir-me bem . Os meus colegas ajudaram a que se tornasse mais fácil .
Um novo país , uma nova cidade , maior exigência . Como foi a adaptação ? A adaptação à equipa e à cidade foi muito fácil porque o grupo é muito unido e isso facilita tudo .
Chegar ao mesmo tempo que o Antonio Martínez foi uma ajuda ? Sim . Ajuda sempre chegar a um sítio novo e ter alguém com quem já se está familiarizado .
Substituiu o Jack Thurin , que saiu para o Aalborg . Sentiu algum peso acrescido ? Não , é algo normal no andebol e no desporto . Uns vão e vêm outros , vivi isso com muita naturalidade .
Depois de um período de adaptação , tem vindo a subir de forma . Em que momento se deu o clique ? A partir de novembro , antes do Natal , comecei a encontrar-me melhor física e mentalmente . Desde aí que me tenho sentido melhor .
Quatro golos contra o Magdeburgo e contra o Boa-Hora , sete contra o Águas Santas , cinco contra o Veszprém e nove diante do Vitória de Setúbal . É nestes registos que se quer manter ? Quero manter-me a este nível e , se puder contribuir ainda mais para a equipa , tanto melhor . Preciso de encontrar a minha consistência , o que não é fácil depois do que se passou na primeira parte da temporada .
Em Setúbal a equipa atingiu o recorde de golos num jogo desta edição do campeonato . Foi o atleta que mais contribuiu para
esse registo , com nove golos marcados , todos na primeira parte . Como viveu essa tarde ? Fiquei e estou contente porque acho que agora a equipa está a jogar cada vez melhor . Não dou tanta importância aos dados individuais porque esta é uma modalidade coletiva .
A equipa tem vindo a oscilar um pouco no campeonato . O que falta para voltar a haver a consistência a que os adeptos se acostumaram ? Nas últimas semanas temos vindo a encontrar o caminho para o sucesso e estamos melhor . O jogo frente ao ABC foi um momento de regressão , mas todos sabemos que clube representamos e o que significa .
Continua a ser obrigatório conquistar o título ? Quando jogas no FC Porto é obrigatório ganhar todos os títulos possíveis . Umas vezes consegues e outras não , porque as restantes equipas também jogam , mas temos de ser exigentes connosco .
Que opinião tem sobre a cidade e os portuenses ? Na verdade , estou encantado de cá estar . É um lugar que adoro e as pessoas são muito afáveis e tentam ajudar-me .
O que costuma fazer
nos tempos livres ? Estou muito feliz aqui , a comida é muito boa e nos tempos livres normalmente vou passear à beira da praia ou então fico em casa a ver filmes ou séries .
Está a ser um ano muito difícil a nível individual devido à morte do seu pai . É de assinalar esta subida de forma depois de um período tão difícil ? Foi um momento muito difícil para mim porque aconteceu tudo muito rápido e não estava preparado . Isso afetou-me em todos os aspetos , mas agora estou melhor e isso já se está a notar em campo .
Custa estar longe de casa ou o andebol foi uma escapatória ? É sempre muito duro independentemente de onde estejamos , mas tive muita sorte por poder contar com o apoio dos meus colegas . Ir treinar também foi muito bom para me desligar .
O que podem os adeptos esperar de si até ao final da temporada ? Vou dar o meu máximo pela equipa e posso prometer dar tudo por tudo , é esse o meu compromisso .
A presença deles é imponente , sentiu isso ? Nota-se muito quando nos apoiam , é algo muito importante para a equipa porque são uma parte fundamental do clube .
55 REVISTA DRAGÕES MARÇO 2024