Dragões #448 Mar 2024 | Page 47

BASQUETEBOL
“ HÁ MAIS PARA CONQUISTAR ”
Pela 15 .ª vez na história da competição , o FC Porto conquistou a Taça de Portugal . Em Viana do Castelo , após o triunfo sobre o Benfica ( 81- 78 ) na final , Vítor Hugo , o responsável pela secção , falou de uma “ equipa fantástica ”, enquanto o treinador Fernando Sá confessou estar “ orgulhoso ” e “ muito satisfeito ”, pois os atletas “ têm sido brilhantes ”. O capitão Miguel Queiroz , por sua vez , apontou ao que “ ainda há para conquistar esta época ”.
Vítor Hugo “ O coração bateu forte , mas esta equipa é fantástica . Veio de jornadas atrás de jornadas sem nunca poder recuperar do desgaste . Andamos há meses a jogar mais do que uma vez por semana , mas esta equipa é fantástica . Quero dedicar esta conquista ao nosso presidente , pois acreditou e apostou nesta equipa .”
Fernando Sá “ A última é sempre a mais especial . É o culminar de muita coisa e o início de muita coisa .
Só me apetece festejar com os meus atletas , pois eles têm sido brilhantes nesta época . Agora é festejar e descansar , mas há mais para conquistar . Na minha opinião , somos uns justíssimos vencedores pelo que fizemos durante todo o jogo nos dois lados do campo . Neste momento , tenho de salientar o departamento médico , o de nutrição e o preparadorfísico , pois os atletas estiveram aqui a um grande nível . Não podemos esquecer o que está por trás do dia a dia . Estou orgulhoso e muito satisfeito .”
Miguel Queiroz “ Pelo que se passou dentro do campo , creio que somos justos vencedores . Há muita resiliência nesta conquista , pois existe muito cansaço acumulado . Não podia estar mais agradecido pelos colegas de equipa que tenho e pelos nossos adeptos . Esta vitória também é deles . Mais tarde pensaremos no que ainda há para conquistar esta época .”
“ ESPERO QUE ESTA MODALIDADE CONTINUE A DAR MUITAS ALEGRIAS AOS PORTISTAS ”
A Taça de Portugal de basquetebol já mora no Museu FC Porto após ter sido entregue por Miguel Queiroz a Jorge Nuno Pinto da Costa . Rodeado do plantel e equipa técnica responsável pela conquista do 15 .º troféu , o presidente portista falou de “ uma jornada extremamente positiva ” em que ficou demonstrada a “ vontade de vencer , uma grande dedicação e entrega total ”.
Um grande troféu “ Em primeiro lugar queria envolvervos a todos , por mais esta vitória e este título conquistado pelo FC Porto através da equipa de basquetebol . Foi uma jornada extremamente positiva , não só porque vencemos esta grande Taça , mas porque demonstraram todos , do primeiro ao último segundo , que estavam a disputar o jogo com paixão ,
vontade de vencer , uma grande dedicação e entrega total . Essa foi uma das razões que nos levaram a conquistar a Taça , tal como a paixão do público , que estava entusiasmado como todos aqueles que puderam acompanhar um jogo emocionante em que 12 segundos demoraram mais do que uma hora .”
O amigo Vítor Hugo “ Queria felicitar o Vítor Hugo , dirigente da modalidade e um querido amigo que há muitos anos me acompanha no FC Porto , primeiro como jogador , depois como treinador e agora como dirigente . É alguém que não dispenso e que estará sempre ao meu lado ao serviço do FC Porto .”
O grande Fernando Sá “ Estamos num clube cuja meta é
vencer , são as vitórias , e o resto é blá , blá . O Fernando Sá , antigo grande atleta do FC Porto , com os seus conhecimentos e uma paixão extraordinária , guiou a equipa a este triunfo e há de levála , estou seguro , a muitos mais .”
O capitão Miguel Queiroz “ Aos atletas , na pessoa do capitão , dizer-vos que esta equipa faz do basquetebol uma modalidade mais bonita e imprevisível , porque fazem coisas tão impensáveis que , mesmo quem não aprecie , tem que se render a esta equipa . Ficam todos na história do FC Porto , o Miguel Queiroz já lá estava , mas o seu exemplo , dedicação e a criatividade de todos no amor que sentem ao vestir a nossa camisola são uma garantia para o futuro .”
Uma secção que torna o FC Porto maior “ Está ali escrito que nos meus mandatos conquistaram 2.566 títulos . O primeiro título da minha presidência foi um campeonato nacional de basquetebol com o professor Jorge Araújo como treinador , mas eu espero que este não seja o último . Espero que esta modalidade continue a ser uma forma de elevar o nome do FC Porto pelo mundo fora e que continue a dar muitas alegrias aos portistas que só querem que o FC Porto vença seja em que modalidade for . Por isso estou-vos grato , felicito-vos e desejo-vos as maiores felicidades neste abraço que vou dar ao nosso capitão . Quero que todos se sintam abraçados neste momento de amizade , de sentimento e de muita fé no futuro de todos .”
47
REVISTA DRAGÕES MARÇO 2024