Distopia Dez/2018 | Page 6

Flor de Angola

Alunos da Unisinos realizam curta-metragem sobre a trajetória de estudante angolana

Os alunos da cadeira de produção em imagem, dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, do semestre 2018/2, produziram um curta intitulado ‘Flor de Angola’ sobre refugiada angolana, com a supervisão e ajuda da professora Lisiane Cohen.

Foram realizados dois transmídias, gravados na Unisinos nos dias 24 e 31 de outubro, como forma de divulgação. A intenção do projeto é apresentar ao público os personagens e proporcionar um contato inicial com as problemáticas abordadas. O elenco conta com a participação dos atores Daya Moraes (atriz voluntária); Mariana Hausladen (aluna do curso de RP); Gabriel Dieter (ator voluntário) e Renata Martini (atriz voluntária).

Já o curta, abordou os temas: refugiados, preconceito e xenofobia. A produção tinha como objetivo que o espectador se sentisse desconfortável com as situações que aconteceram com a personagem principal, situações estas que, muitas vezes, são problemáticas vivenciadas no ambiente universitário.

Flor de angola: Projeto em ação

A execução final do projeto aconteceu no dia 11 de novembro nas dependências da Unisinos. Foram cerca de 10 horas de gravações, iniciadas às 8h com término aproximadamente às 19h. A supervisão ficou por conta da professora Lisiane Cohen, com assistência da diretora de câmera Kiwi Bertola.

Já a direção, contou com os alunos Caroline Stein, Leonardo Patikowski e Raquel Ritter. Para a construção dos cenários, foram utilizadas as salas de aula do Prédio Redondo, sediando cômodos como sala de estar e quarto. Além disso, cenas também foram realizadas no Auditório Central, Biblioteca, na lancheria Happy Station do Prédio B e também na Avenida Unisinos. Já o elenco contou novamente com Daya Moraes (atriz voluntária), Renata Martini (atriz voluntária) e também com Jordana Eltz (atriz voluntária). A figuração foi realizada por alunos das equipes de apoio.

O evento de lançamento do curta foi dia 28 de novembro 2018 no Labtics a partir das 20h. Iniciou-se o lançamento

com uma aula pública referente aos temas trabalhados, ministrada por Marcia Lis, seguido da exibição do filme. Após a conversa o público pode interagir com a convidada através de perguntas, sanando duvidas e ins-tigando reflexões. Já a apresentação do projeto foi aclamada pela plateia. Os alunos da disciplina homenagearam a professora Lisiane Cohen, as atrizes convidadas e a palestrante. Todos avaliaram a experiência positivamente, pois desafiou e fez com que todos trabalhassem em equipe.

“A mensagem do curta é de empatia e foi o que eles construíram e vivenciaram todo o semestre. Eu tô transbordando de felicidade, de orgulho e de emoção. Agradeço muito a cada um pela entrega, envolvimento e carinho que conduziram essa linda história desde o primeiro dia”.

Lisiane Cohen

Ficha Técnica

Elenco: Daya Moraes; Gabriel Dieter; Jordana Eltz; Mariana Hausladen e Renata Martini Direção/roteiro: Caroline Stein, Leonardo Patikowski

e Raquel Ritter; Direção de produção: Andressa Monteggia e Vinícius Vargas; Direção de Arte: Allan Machado e Tiago Braga; Som: Julia Wolff e Alessandra Ribeiro; Produção de elenco: Ana Vitória Dihl e Guilherme Gomes; Diretor de Foto: Gabriel, Alison Cardoso e Camila Wojciechowski; Assistente de direção: Mariluce Veiga; Assistente de produção: Caroline Spaniol; Making-of: Alessandra Ribeiro e Kevin Boll; Maquiagem: Camila Wojciechowski; Produção de locações: Bernardo Gianezini; Produção de figurino: Ana Vitoria e Guilherme Gomes; Produção de objetos: Bernardo Gianezini; Produção de set: Caroline Spaniol; Edição: Gabriel Palma e Leonardo Mello;

Finalização: Gabriel Palma; Apoio/Financeiro: Pamella Aguirre, Leticia Boero e João Reis.

Andressa Monteggia e Guilherme Gomes