Direito e Informação na Sociedade em Rede: atas Direito e Informação na Sociedade em Rede: atas | Seite 521

foco está no usuário da informação jurídica e seu direito de acesso à informação e, quanto ao terceiro argumento, que completa o anterior, há um enfoque para a informação jurídica.
Fig. 9 – Perfil de utilização de fontes de informação
Perfil
Respostas dos integrantes da amostra Trabalho em instituição bastante tradicional.( Questionário n. 9)
Conservador
Do que se pesquisou até hoje, fora das fontes tradicionais, não se atinge 1 %. Ex. Consulta a artigos publicados apenas em mídia eletrônica [...].( Questionário n º 57)
Na minha atividade( área jurídica), a pesquisa mais utilizada é a de legislação, doutrina e jurisprudência.( Questionário n º 58, pergunta 5)
O uso das fontes de informação, em especial as não convencionais, é determinado pela atividade realizada no momento( Subsecretaria de Turma do TRF3).( Questionário n º 59, pergunta 3)
Moderado
No trabalho rotineiro, não há este tipo de pesquisa. Entretanto, em virtude no novo CPC, deverá haver algum tipo de pesquisa( para área fim processual não adianta jurisprudência, mas correntes de interpretação do novo Código).( Questionário n º 59, pergunta 5)
Atuação na área gerencial e processamento técnico. Fontes são diferenciadas em relação ao setor de atendimento.( Questionário n º 72)
No meu caso, tenho como fonte de informações o GEDPRO deste TRF3, site oficial do STF, STJ e os TRFs das outras regiões.( Questionário n º 8)
Dependendo da busca procuramos em vários lugares, mas depois fechamos com fontes de pessoas com renome e materiais mais consistentes( Questionário n º 22, pergunta 6)
Fontes tradicionais atendem no limite da própria fonte, fontes têm limite.( Questionário n º 73, pergunta 3)
Arrojado
As fontes que julgo não tradicionais e que utilizo com frequência igual ou superior às fontes tradicionais são:( 1) as conversas informais( 2) emails( 3) whatsapp. Interajo com desembargadores, juízes e servidores da casa e de outros TRFs, bem como, com advogados públicos e privados, professores universitários, agentes públicos de outras organizações, como TST, TRE, CNJ, CJF, IPEA, Câmara Legislativa, Banco do Brasil, Caixa Econômica e os nossos `clientes` em geral, a população, os jurisdicionados.( Questionário n º 27, pergunta 3)
Pioneiros na utilização do Prodasen e bases de dados do TJ / RJ. Base da PGM permitiu intercâmbio com Câmara, ALERJ e TCM / RJ. Link da base de dados com base de dados do TJ / RJ em virtude do controle de constitucionalidade. [...] Bibliotecas e bases de dados mais antigas: o ideal que fossem migradas para a LexML. Importância da integração entre os órgãos reside na economia de acervo, recursos e serviços.( Questionário n º 63, pergunta 3)
As fontes de informação utilizadas pelos entrevistados estão apresentadas nas Fig. 10 e 11.
509