Finanças | Page 23

23

Consumismo

Nós acumulamos“ coisas” por diversos motivos

Significância Bens materiais se transformaram em símbolo de status na cultura ocidental. Você é julgado pelo que você tem e não pelo que você é. O tamanho da sua casa, o modelo do seu carro, a marca da sua roupa, o seu celular, dentre outras coisas, se tornaram coisas importantes para muitas pessoas. São coisas que dão significado e valor. Sem isso, a vida não tem sentido.
Nós estamos cercados( na verdade inundados) de todo tipo de mensagem. Elas sugerem que o nosso valor como seres humanos está associado ao produto que consumimos. As propagandas apelam para todo tipo de emoção que temos e utilizam todo tipo de estratégia possível. Tudo isso para nós, consumidores, pensarmos que precisamos do produto A ou B para nos sentirmos realizados.
Melhorar a sua condição de vida não é um mal em si mesmo. Isso se torna um mal a partir do momento em que passa a ser o seu objetivo principal na vida. O dinheiro é uma ótima ferramenta, mas um péssimo deus. Nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou a respeito das coisas materiais e do valor delas. Suas parábolas e Seus ensinamentos, principalmente em Lucas, frequentemente abordam os perigos do materialismo( Lucas 10:1-4, 30-36; 12:13-21; 23-31; 16:1-13; 18:18-27, apenas para mencionar alguns). Paulo também nos ensinou, por meio do Espírito Santo, que devemos trabalhar para poder

23