Estratégias
Antes de selecionar uma estratégia de recuperação de desastres, um planejador de recuperação de desastre primeiro refere-se ao plano de continuidade de negócios da sua organização, que deverá indicar as principais métricas de objetivo de ponto de recuperação (RPO) e objetivo de tempo de recuperação (RTO) para vários processos de negócios (como o processo de execução de folha de pagamento, geração de uma ordem, etc.). As métricas especificadas para os processos de negócios são então mapeadas para os sistemas de TI subjacentes e infraestrutura que suportam esses processos.
Algumas das estratégias mais comuns para a proteção de dados incluem:
•Backups feitos em fita e enviados off-site em intervalos regulares
•Backups feitos para o disco on-site e automaticamente copiados para o disco off-site, ou feito diretamente no disco off-site
•Replicação de dados para um local off-site, o que supera a necessidade de restaurar os dados (apenas os sistemas em seguida, precisam ser restaurados ou sincronizados), muitas vezes fazendo uso de tecnologia de rede de área de armazenamento (SAN)
•Soluções de Nuvem Privada que replicam os dados de gestão (VMs, modelos e discos) para os domínios de armazenamento, que são parte da configuração de nuvem privada. Estes dados de gerenciamento são configurados como uma representação XML chamada OVF (Open Virtualization Format), e podem ser restaurados a partir da base de dados em caso de ocorrência de um desastre.
Por exemplo, recuperação de desastres com oVirt.
•Soluções de Nuvens Híbridas que replicam tanto on-site e off-site dos centros de dados. Estas soluções fornecem a capacidade de fail-over instantaneamente para hardware-site local, mas no caso de um desastre físico, os servidores podem ser criados em centros de dados de nuvem também. Exemplos incluem Quorom,7 Cloud da Persistent Systems ou EverSafe.
•A utilização de sistemas de alta disponibilidade que mantêm ambos os dados e sistema replicados off-site, permitindo o acesso contínuo a sistemas e dados, mesmo depois de um desastre (muitas vezes associado com armazenamento em nuvem)