Dezembro de 2020 | Page 10

Jornal O Sul - Página 4 - 18 / 11 / 2013 « Parabéns Brigada Militar - 176 anos »

Hoje , 18 / 11 / 2013 , é dia de prestarmos con nência à Brigada Militar , pois ela está de aniversário . Como diz o velho sábio : “ O ontem é passado , o amanhã é uma incógnita e o hoje é uma dádiva e , por isso , o chamamos de PRESENTE ”! E , certamente , o que pretendemos nesta simples homenagem é oferecer um reconhecimento a cada um dos brigadianos que compõem a grande família da BM .
Assim , vamos reviver um pouco desta história , que começa em 18 / 11 / 1837 , em plena Revolução Farroupilha , com o nome de Corpo Policial . Durante sua evolução , adotou diversas denominações , mas firmou cadência em 15 / 10 / 1892 , quando assumiu a atual designação .
No início , sua missão principal era a defesa territorial . Foram muitos “ combates e entreveros ”, todos vitoriosos , sem , no entanto , nunca se descuidar da segurança pública . Em 1955 , são criadas a Companhia Pedro e Paulo e o 1 º RPMon , conhecidos como os “ abas-largas ”, os quais caíram na simpa a da população , pelas atuações sempre eficientes .
ostensivo .
Em 1967 , cons tucionalmente , a BM recebe a exclusividade do exercício de policiamento
No ano de 1987 , houve outro avanço importante : foi criada a Companhia de Policiamento Feminino . Era a vez de as mulheres darem a sua contribuição às a vidades de policiamento ostensivo .
Nesse período de 176 anos , a Brigada Militar acumulou um patrimônio profissional sólido e ampliou suas a vidades operacionais , passando a atuar na área mais sensível do Estado , a da segurança pública , cons tuindo-se em referência nacional .
A responsabilidade da Brigada Militar está bem escrita no Capítulo III da Carta cons tucional – da Segurança Pública –, cabendo-lhe , especialmente , a competência de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública , visando à construção da tão desejada paz social .
Hoje , são milhares de atendimentos ao público em suas complexidades do dia-a-dia , o que exige a profissionalização cada vez mais intensa de nossos valorosos brigadianos , os verdadeiros guardiões dos pampas gaúchos .
Esta é a Brigada gaúcha , rumo ao seu bicentenário . Em sua homenagem , portanto , lembremos parte de sua canção : “ dos leões farroupilhas trazemos o vigor destemido no ser . Heroísmo , bravura e ousadia pra vitória final merecer ! ...” .
Parabéns , Brigada Militar !
Paulo Roberto Mendes Rodrigues Juiz-Cel TJMRS

10