O neurocirurgião aborda o aneurisma na abertura entre o crânio e o cérebro , mas não passa através do tecido cerebral . Usando um microscópio , o aneurisma é cuidadosamente separado dos vasos sanguíneos normais e do cérebro , para que o neurocirurgião possa ver e tratá-lo adequadamente .
Em seguida , o aneurisma é fechado com um dispositivo que se assemelha a um pequeno prendedor de roupas . Com o clipe no lugar , o aneurisma fica totalmente vedado impedindo a entrada de mais sangue . A placa óssea é então fixada no lugar e a incisão é fechada . Aneurismas muito grandes , ou que envolvam uma grande porção do vaso sanguíneo , podem exigir procedimentos especiais , como colocar clipes dos dois lados do aneurisma ou redirecionar o fluxo de sangue ao redor do aneurisma por um bypass .
Após a cirurgia , você acordará sentindo um pouco de frio , uma leve tontura e ficará surpreso pelo procedimento já ter acabado . Você precisará fazer exercícios respiratórios . Você pode sentir náuseas e dor de garganta .
Você ficará surpreso com quão pouco se lembra do dia da cirurgia e em como se sente bem no dia seguinte .
Após o tratamento
Na maioria dos casos , você ficará pelo menos uma noite na unidade de terapia intensiva neurológica / neurocirúrgica ( UTIN ). A internação na UTIN será mais longa para pacientes com ruptura de aneurisma para monitorar atentamente quanto ao desenvolvimento de vasoespasmo .
Uma vez transferido para um quarto do hospital fora da UTIN , a maioria dos pacientes se levanta dentro de alguns dias até uma semana . Os pacientes tratados de aneurisma não roto deixarão o hospital dentro de alguns dias , enquanto os pacientes tratados para um aneurisma roto normalmente deixarão o hospital dentro de duas semanas . No entanto , em caso de complicações , a permanência será prolongada .
Se tudo correr bem , a recuperação em casa leva cerca de um mês a seis semanas . Seu médico definirá claramente suas limitações antes de você deixar o hospital .
16