Aneurismas rotos
Depois que um aneurisma sangra , o risco de que ele volte a sangrar é alto , especialmente dentro de 48 a 72 horas após o primeiro sangramento . As chances de recuperação diminuem a cada sangramento . Por esse motivo , o ideal é que aneurismas rotos sejam tratados o quanto antes .
No entanto , no caso de pacientes em coma , de pacientes com comorbidades importantes ou muito idosos , o tratamento pode piorar sua condição clínica . Nessas situações , o tratamento é frequentemente adiado até que o paciente fique mais estável .
Às vezes , havendo aneurismas não rotos , estes são tratados juntamente com o aneurisma roto . No entanto , aneurismas não rotos não correm alto risco de sangramento imediato . Eles podem ser tratados em outro momento , após a recuperação da hemorragia subaracnóidea , ou podem ser acompanhados . A separação dos tratamentos pode minimizar riscos e complicações para o paciente .
Os fatores de risco devem ser controlados em todos os pacientes com aneurisma cerebral , independentemente de o aneurisma ter se rompido ou não . Parentes de primeiro grau de pacientes com aneurismas familiares também devem controlar seus fatores de risco .
• Tabagismo : você não deve fumar e deve receber ajuda para parar de fumar se você já for tabagista .
• Hipertensão arterial : você deve acompanhar sua pressão arterial e , se estiver elevada , deve tratá-la com medicamentos ( medicamentos antihipertensivos ) para reduzir a pressão .
14