Aneurismas não rotos
Um aneurisma que sangrou é chamado de aneurisma roto . Quando um aneurisma se rompe , o sangue do aneurisma costuma extravasar para o líquido cefalorraquidiano no espaço que circunda o cérebro ( chamado espaço subaracnóideo ); esse tipo de sangramento é chamado de hemorragia subaracnóidea .
Em geral , a ruptura de um aneurisma causa dor de cabeça grave e repentina , frequentemente descrita como a “ pior dor de cabeça da minha vida ”. Outros sinais de ruptura são náusea e vômito , visão turva ou dupla , rigidez na nuca e / ou perda de consciência . Caso esses sintomas ocorram , procure atendimento médico imediato .
Embora seja provável que o sangramento resultante de uma ruptura dure apenas segundos , este sangramento pode levar a uma série de consequências . Por exemplo , o sangue pode destruir ou danificar células cerebrais . Ele também pode fazer com que as artérias diminuam de calibre , um quadro clínico chamado de vasoespasmo , reduzindo o fluxo sanguíneo para áreas vitais do cérebro . O vasoespasmo pode causar um acidente vascular isquêmico ( também chamado de infarto cerebral ), se as artérias se estreitarem ao ponto de não haver fluxo suficiente de sangue para o tecido cerebral .
Se houver muito sangue no líquido cefalorraquidiano , ele pode retardar ou bloquear sua circulação normal . Isso pode resultar no acúmulo de líquido nas cavidades cerebrais pressionando o tecido cerebral , um quadro clínico chamado de hidrocefalia .
As pessoas que sofreram uma ruptura de aneurisma podem apresentar déficits neurológicos temporários ou permanentes . Estes podem incluir problemas de visão , fala e percepção ; problemas de memória e raciocínio ; fadiga ; e / ou problemas de equilíbrio e coordenação . Você pode aprender mais sobre esses problemas e como lidar com eles em nosso Guia de Recuperação no Tratamento .
10