A Cruz mais do que um símbolo religioso
A Cruz mais do que um símbolo religioso
A cruz está em todos os lugares: em memoriais, joias e até tatuagens. Mas, além de ser amplamente reconhecida como um símbolo cristão e cultural, ela carrega uma mensagem de amor, sacrifício e redenção incomparáveis.
O PLANO À primeira vista, a morte do Senhor Jesus na cruz parece uma terrível injustiça. No entanto, era na verdade o plano de Deus desde o início( 1 Pedro 1:20). A morte de Jesus Cristo foi anunciada centenas de anos antes no Antigo Testamento- Suas mãos seriam perfuradas( Salmo 22:16), Ele seria abandonado( Salmo 22:1), e castigado por nossos pecados( Isaías 53:5).
O Seu sacrifício na cruz foi a prova definitiva do amor de Deus:“ Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”( Romanos 5:8).
A DOR A crucificação foi concebida para ser brutal e humilhante- lenta, excruciante e um aviso para os outros. O Senhor Jesus foi ridicularizado, açoitado e espancado até ficar irreconhecível. Suas costas foram açoitadas, Sua boca ficou seca, Seus ossos ficaram deslocados e Seu rosto foi cuspido.
No entanto, a agonia mais profunda que Ele enfrentou não era física— foi durante as horas de sofrimento que Ele suportou o castigo por nossos pecados.“ Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levarnos a Deus”( 1 Pedro 3:18).
Pouco antes de morrer, Ele declarou:“ Está consumado”( João 19:30). O preço do pecado foi pago por completo.
A PROVISÃO Por meio da cruz, Jesus Cristo abriu o caminho para Deus perdoar os pecadores duma forma justa. Seu sacrifício criou um meio de escape do julgamento de Deus e tornou a reconciliação com Deus possível- agora e para a eternidade. Esse é o poder da cruz!
10