Dental Star - Ultradent 2016 | Page 7

Clareamento
5

Clareamento

®
PROTOCOLO DO TRATAMENTO DE CLAREAMENTO
Recomendamos os passos seguintes para uma avaliação e tratamento profissional de clareamento. Poderá existir a necessidade de adaptar os passos em função do paciente e do tratamento de clareamento selecionado.
1. Verifique a história clínica do paciente
Verifique a origem das manchas dentárias e cheque se existem restaurações que possam afetar o resultado final( utilizando radiografias se necessário). Considere adaptar sua anamnese, acrescentando uma pergunta sobre a satisfação do paciente com a estética oral.
NÃO PROSSIGA SE A( O) PACIENTE:
• estiver grávida ou lactante
• apresentar restaurações de grande dimensão / na região anterior
• tiver implantes na região anterior
• demonstrar sensibilidade ao calor / frio
2. Efetue o exame da cavidade oral
Examine a boca do paciente, analisando os tecidos moles e os dentes. Não deverá haver microinfiltração sob as restaurações, dentes fraturados nem cárie interproximal.
3. Analise as expectativas do paciente
Avalie as expectativas, as motivações e a atitude do paciente. Discuta as possibilidades e limitações do clareamento em relação ao seu caso específico e ajude-o a ter expectativas realistas.
4. Determine a cor inicial do dente
Identifique a cor inicial do dente com a ajuda da escala de cores Vita, modificada conforme ilustrado. Fotografe os dentes após a remoção de cálculos / profilaxia e antes do clareamento identifique a cor com a opinião do paciente( que deverá usar um espelho na sua mão) e efetue a respectiva documentação. Pergunte ao paciente qual o resultado de clareamento desejado.
B1 A1 B2 D2 A2 C1 C2 D4 A3 D3 B3 A3.5 B4 C3 A4 C4
5. Obtenha o consentimento do paciente
Peça ao paciente para assinar um formulário de consentimento relativo ao tratamento de clareamento e aos custos envolvidos ou receba o consentimento de outra forma adequada.
6. Execute a remoção de cálculos / profilaxia
Proceda à remoção de cálculos / profilaxia. Utilize uma pasta de polimento para remover todos os pigmentos exógenos, uma vez que a placa inibe ou reduz a eficácia dos agentes de clareamento.
7. Escolha o produto de clareamento
Com base na anamnese inicial e nas expectativas do paciente, recomende um ou dois métodos de clareamento e obtenha o consentimento do paciente.
Vários produtos Opalescence podem ser usados sucessivamente para alcançar as expectativas do dentista e do paciente. Siga as instruções de Indicação.
Caso sejam escolhidos os clareamentos caseiros Opalescence PF ou Opalescence Go, agende consultas periódicas. Caso o Opalesence Boost seja escolhido, recomende a indicação complementar com clareadores caseiros Opalescence.
8. Determine a cor final do dente
Identifique a cor final do dente com a escala de cores VITA *( modificada conforme ilustrado em # 4). Fotografe os dentes no final do tratamento. A mudança de cor definitiva só pode ser registrada alguns dias após o final do tratamento, quando os dentes estiverem hidratados novamente e não houver quaisquer resíduos de peróxido.
9. Efetue um tratamento com flúor, se necessário
No final do clareamento, muitos dentistas recomendam um tratamento com flúor. Evite as aplicações de vernizes( para não prejudicar a capacidade de reidratação dos dentes).
C L A R O E S C U R O
* Marca registrada de outra empresa. www. ultradent. com. br

5