Dental Star - Ultradent 2016 | Page 41

Restauração
39

Restauração

Com uma técnica simples, O material restaurador estético Vit-l-escence permite que você estratifique camadas de esmalte sobre camadas de dentina, criando as restaurações mais naturais possíveis.
Dentina de Vit-l-escence Esmalte deVit-l-escence
Cores: A, B, C, D

1

SELECIONE O MATIZ
Identifique o matiz no terço gengival do dente, e escolha a melhor cor de dentina de acordo.
Cores: 1, 2, 3, 3.5, 4, 5, 6

2

ESTABELEÇA O CROMA
Identifique o nível de saturação no terço médio do dente. Pode ser o mesmo da cor dentina determinada no passo de matiz ou cores adicionais de dentina.
Cores: Pearl Frost, Pearl Neutral, Pearl Smoke, Pearl Amber

3

DETERMINE O VALOR
Use o guia de cores de valor para identificar a luminosidade do dente. A reprodução extra do valor define a forma e cria percepções espaciais mais realísticas.
Cores: Trans Frost, Trans Smoke, Trans Mist, Trans Yellow, Trans Ice, Trans Amber, Trans Orange, Trans Blue, Trans Gray, Iridescent Blue

4

IDENTIFIQUE A TRANSLUCIDEZ
A translucidez é tipicamente visualizada no terço incisal. A cor Iridescent Blue reflete luz no espectro entre o azul e o amarelo, dando dimensão à restauração.
Cores: Opaque White, Opaque Snow

5

IDENTIFIQUE ÁREAS OPACAS ÚNICAS
Reproduza as áreas mais brancas, de altíssimo valor como zonas de hipocalcificação, descalcificação, manchas, etc. As cores opacas também podem ser utilizadas para o mascaramento ou bloqueio de dentina ou esmalte escurecidos. Opaque White é mais opaca, e apresenta o mais alto valor.
Glossário de termos:
Matiz: é o comprimento de onda da luz refletida, determinada pela cor da dentina. É a cor individual do dente
Saturação: Variação do matiz pela introdução de uma cor mais escura.
Croma: Nível de saturação, ou intensidade do matiz.
Valor: O quanto o dente é mais esbranquiçado ou acinzentado.
Translucidez: capacidade do dente em permitir a passagem de luz.
Opacidade: capacidade do dente em bloquear a passagem de luz.
Técnica de extratificação com Vit-l-escence
( Cortesia do Dr. Valter Devoto)
1. Para restaurações classe IV, facetas ou fechamento de diastemas, recomenda-se a confecção de uma matriz de silicona pesada feita a partir de um modelo de enceramento.
2. Use a matriz como um guia para o formato básico da restauração e para suportar as camadas linguais iniciais de resina.
3. Uma fina camada de Opaque Snow é usada para estabilizar o contorno lingual e prevenir a transparência. Isso não é necessário se houver estrutura dental na parede lingual.
4. As camadas internas de corpo da dentina incluem o matiz básico da dentina exposta. Se for A2, deve-se aplicar a A5 na cervical e a A4 em direção à incisal. Fotopolimerize e aplique o matiz básico( A2). Crie os mamelos com uma espátula.
5. Cubra o corpo e estenda a borda incisal com a tonalidade translúcida apropriada. Para obter um“ halo”( linha branca na borda incisal), coloque uma pequena porção de Pearl Frost ou Opaque Snow.
6. Os ajustes finais são obtidos com brocas de acabamento multilaminados. Taças, pontas e discos Jiffy podem ser utilizados para acabamento.

39