Date a Home Magazine | Jul / Ago / Set 2014 | Page 19

Se trazer esplanadas e jardins para “dentro” de casa é um verdadeiro desafio e nem sabe por onde começar, siga as próximas linhas… Nelas encontrará ideias e inspirações para fazer do seu terraço, varanda ou quintal o melhor spot deste verão!

Comece por verificar o estado das vedações (se exis-tirem) e do chão, piso ou relva. Depois de uma grande temporada sem usar o espaço exterior é normal que o mesmo não esteja nas melhores condições. Se assim for, mas não quer gastar dinheiro, aproveite para deixar bri-lhar aquele tapete! Tornando o ambiente mais acolhedor e convidativo.

Um espaço de relax ao ar livre pede mesa, cadeiras,

espreguiçadeiras e chapéu-de-sol. As opções são inúmeras, sejam de ferro, plástico, verga, madeira ou sintéticas. O importante é criar uma zona de refeições para receber os amigos ou, simplesmente beber um refresco ao final da tarde, tendo-se a si próprio como compan-hia.

Se o seu conjunto de jardim está gasto e sem brilho por causa do sol, aproveite o mo-mento e dê-lhe nova vida com tintas de tons quentes. De lata, ou em spray, o importante é adequar a tinta ao material que tem pela frente. Por exemplo, se as cadeiras forem em verga a utilização de spray poderá ser mais eficaz resultando numa pintura mais uniforme.

E por que não utilizar a mesma tinta para colorir outros detalhes que farão a diferença? Tabuleiros, floreiras, vasos… afixados à parede ou em mesas de apoio, são os pormenores que fazem a diferença.

Aproveite a maré e recicle ainda os seus cestos de verga, tão úteis para armazenar fruta, guardar revistas, brinquedos, ou mantas para as noites frescas.

Com calor é obrigatório… Sombra! Pela sua saúde pense em soluções que lhe permitam desfrutar do bom tempo sem tostar ao sol. Um chapéu de grande dimensão ou painéis de tecidos fluídos ajudam a “fintar” o calor e criar soluções mais frescas.

Velas e lanternas… muitas! Tudo o que a fizer lembrar o bom tempo e os programas ao ar livre devem ser enquadrados neste seu pequeno paraíso. No chão, espalhadas pelo jardim, em cima de mesas, ou suspensas, as velas e lanternas são absolutamente obriga-tórias.

E entre elas por que não espalhar alguns puff's coloridos? Grandes e sobrepostos refor-çam o conforto do espaço. Aposte em tecidos resistentes, ao sol e à água, e de preferência impermeáveis.

Eis a cereja no topo do bolo: O que lhe parece investir numa cadeira de baloiço ou, cama de rede, para passar pelas brasas e meter a leitura em dia?

Por fim, escolha “plantas estratégicas”, isto é, que suportem o calor e lhe façam companhia durante todo o verão (ou mais!), colocando-as em locais onde não apanhem sol em demasia.

Decoração, Tendências & Lifestyle | Por Mafalda Galamas | O MEU PÉ DIREITO

19