Cultura RPG | Page 9

Inspirado neste jogo, Christopher Weikhmann criou Koenigspiel em 1664, na Alemanha, e declarou que o jogo era um compêndio dos princí-pios militares e políticos mais úteis, considerado um “xadrez em grande escala”, que em 1780 C. L. Helwig o fez evoluir para uma versão mais ela-borada: um tabuleiro de 1666 quadra-dos e mais de 200 peças represen-tando várias unidades militares.

No início do século XIX, o tenente von Reisswitz, da Prússia, criou o jogo “Kriegspiel”, que significa “Jogo de Guerra”. Utilizando de dados e pe-ças em escala real feitas de metal, o objetivo era treinar militares para a guerra, simulando realismo para as táticas de combate a serem aplica-das em campo de batalha. O jogo representou um avanço, pois retirou o tabuleiro quadriculado e associou certas peças a certos tipos de movi-mentos restritos diferentes.

Posteriormente, no final daquele século, foi criado o Kriegspiel “free” e o jogo fluiu para uma segunda ver-tente a fim de entreter o público civil, tornando-o mais agradável e as bata-lhas eram resolvidas por um árbitro imparcial com experiência militar ao invés do uso de cálculos e tabelas. Esta separação se deu uma vez que o fator de simulação real diminuía o

09