26
Música no RPG
opinião
por Christiano Candian
A primeira vez que tive a ideia de usar música em jogos de RPG foi quando ouvi "Skellig", de Loreena McKennitt. A letra fala sobre uma mulher que, em seu leito de morte, conversa com o filho a respeito de suas jornadas até então secretas, e dá a ele seus livros com as anotações. Quando li a letra, pensei que seria um enredo interessantíssimo para um jogo de RPG e essa cena seria um ponto chave da história.
Um tempo depois, tive a chance de fazer isso. Alguns amigos, praticamente todos novatos em
RPG, decidiram formar um novo grupo e me chamaram para ser o DM. Fui ajudando os jogadores a criarem seus personagens com suas respectivas histórias pregressas, mas havia um que estava tendo dificuldades.
Pra acelerar o processo, sugeri a ele que o personagem tivesse amnésia e não se lembrasse de seu passado mais antigo, apenas o recente. O jogador acatou e com isso abriu uma brecha para que eu pudesse realizar a cena acima: ele seria o filho da mulher da música.
Algumas sessões depois, o grupo já estava todo viajando junto pelo fictício continente da Nimaídia, que criei especialmente para este jogo. Em uma estrada, numa casinha, eles encontram uma mulher e, nesse momento,