o famoso Dungeons and Dragons (D&D) - inicialmente um suplemento para o Chainmail, de maneira que o lançamento da primeira edição de D&D marcou na história o início o RPG de mesa e, a partir disso, vários sistemas foram criados com base na narrativa de histórias.
Hoje em dia, os wargames são colecionáveis, dando grande impor-tância à escala das peças - assim como nos demais hobbies de mode-lismo - e as miniaturas têm sido utili-zadas como passatempo artístico de pintura, com revistas especializadas no assunto e competições dedica-das à pintura das miniaturas.
O tabuleiro foi substituído por um terreno elaborado com paisagens e estruturas, podendo ocupar o espa-ço de até mais de duas mesas, as peças se movimentam a distâncias medidas por réguas e os resultados das batalhas são disputados nos dados. O Wargame contemporâneo mais famoso é o Warhammer.
Já o RPG, evoluiu para a esfera digital. Existem as versões tradi-cionais (RPG de mesa, Live Action e Aventura Solo) e, com o advento da internet e a evolução tecnológica, novos formatos foram concebidos, tais como Play by e-mail (Pbem), Play by Fórum (PbF), RPG por Chat, RPG Online (MMO) e RPG Digital, estes dois últimos, desenvolvidos inicialmente como aventuras-texto e, agora, dão show de efeitos espe-ciais, sendo que o primeiro RPG de PC foi o “Colossal Cave Adventure”, em 1976, por Will Crowther.
03
Conheça mais boardgames!
Commédia Dell’arte, um estilo teatral italiano do século XVI, Utilizava dialógos improvisados, marca registrada do RPG de mesa
Os RPGs para computador são chamados de Computer Role-Playing Game (CRPG)
Tipos de jogo: RPG de mesa, Live Action, Aventura Solo, Play by e-mail (Pbem), Play by Fórum (PbF), RPG por Chat, RPG Online (MMO) e RPG Digital.
Adquira Warhammer em
[O Museu Recomenda]
11