Cultura na UFT
4
Diminui a oferta de filmes legendados na capital
Muitas pessoas estão insatisfeitas com a falta de opções de linguagem dos filmes
Por Yasmin Sobral/ Edição: Gabriela Letrari
Palmas possui três cinemas: Cinemark, Lumiére e CineSesc. Os dois primeiros são comerciais e o último é gratuito, além do Cine Cultura, o cinema da Fundação Cultural de Palmas. A demanda de filmes legendados vem diminuindo bastante na capital. Na última semana, entre os dez filmes oferecidos por uma das franquias comerciais, há apenas três opções de filmes legendados, dois deles apenas no horário das 22h. Já a outra franquia não oferece nenhuma opção de filme legendado.
A queda na oferta de filmes legendados não tem agradado alguns consumidores. “Acho que o que os cinemas estão fazendo é ruim”, diz a estudante de Arquitetura, Andressa Guedes, que ficou surpresa com mudança realizada em uma das salas. “Antes as opções para filmes dublados eram quase nenhuma. Agora só estão invertendo a situação. Eles deviam abranger todas as opções. Sem contar também os deficientes auditivos que precisam de legendas para entenderem os filmes”, completa a estudante.
Mesmo com o descontentamento de alguns consumidores, uma pesquisa realizada pelo Filme B (portal que realiza a monitoração de filmes no Brasil), indica que 59% dos consumidores optaram por assistir filmes dublados no ano de 2014 e apenas 29% preferiram a opção legendada. A exibição de filmes dublados é responsável por 57% da renda das bilheterias do Brasil, as sessões legendadas por 32% e 11% são obtidas em filmes nacionais.
Segundo a Prof.ª. Veronica Dantas, do curso de Jornalismo na UFT, a queda na oferta de filmes legendados se deve ao interesse do mercado de produtos culturais em se manter direcionado ao gosto médio do público, deixando parte do público que tem preferência aos filmes legendados sem opção de escolha. “A indústria precisa ofertar para os diversos tipos de públicos e o público que gosta do filme legendado é um deles. Pode não ser um público majoritário, mas é um público que precisa receber atenção”, afirma.
A operadora de vendas, Márcia Soares, acredita que os filmes dublados são uma melhor opção para melhor aproveitamento das sessões. “Nem todo mundo tem facilidade em acompanhar as legendas, os filmes dublados possibilitam que todos possam aproveitar aos filmes sem dificuldades para acompanhar o que está acontecendo na tela”.
Embora o tema divida opiniões, para a professora Dantas, as legendas possibilitam a preservação dos aspectos originais dos filmes. “O filme dublado é mais acessível ao público, mas o filme legendado tem a vantagem de você ter acesso ao tempo e as expressões da fala original e a toda uma estrutura de linguagem e estética que é original do filme, que se perde na dublagem”, complementa.
Diversidade cultural no CineSesc
Uma opção para quem prefere o áudio original é o CineSesc, que funciona em Gurupi e Palmas desde 2008 e oferece ao público a oportunidade de assistir a filmes que não circulam nos cinemas comerciais. “Ofertar, então o áudio original é, na verdade, um respeito tanto a obra como ao nosso intuito de aproximar o público específico, aquele que deseja estudar ou se aprofundar no conteúdo exibido”, afirma à coordenadora cultural do Sesc, Ana Isabel Friedlanger.
O acervo do CineSesc conta com produções nacionais, internacionais, regionais, locais, clássicos contemporâneos, documentários, curtas e animações para todos os tipos de público. O CineSesc Palmas tem filmes licenciados pelo Departamento Nacional do Sesc para criar mostras com temas específicos, ou exibir pontualmente visando um público específico.
Continua na página ao lado