CULT 167 CULT 167 - ABR 2012 | 页面 2

SUAVES E GENIAIS

Clarice Lispector (1920-77), Virginia Woolf (1882- 1941) e Jane Austen (1775-1817) foram mulheres especialmente geniais que escreveram obras-pri-mas da literatura. Morreram jovens, antes dos 60 anos, e deixaram também um legado de compai-xão e humanidade.

Nesta edição, o crítico Alcir Pécora analisa Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf, que ganha nova tradu-ção no Brasil. E a revelação de Clarice no exercício do jornalismo, criadora de um estilo na arte de entrevistar. Era também um ganha-pão, que ela transformou em prazer e beleza.

Leia também uma entrevista com a professo- ra de estética da USP Otília Arantes, que lança o livro Chai-na, onde mostra como a urbanização desenfreada de Xangai e Pequim está criando um novo padrão de civilização. Uma obra potente em relação a um assunto que interfere na vida de to-dos nós.

A escritora afro-americana Alice Walker, que chega neste mês ao Brasil, concedeu entrevista exclusiva à CULT. Alice nasceu em 1944, venceu a pobreza e escreveu A Cor Púrpura (1982), livro sobre o racismo e a superação. Publicou muitos livros de ficção, poesia e ensaios, criou uma editora militante, a Wild Trees Press, e tem uma atuação dedicada aos direitos civis.

"As adversidades são tantas e tão pungentes que é quase impossível se manter ativo sem algu-ma conexão espiritual", disse ela à jornalista Josélia Aguiar em entrevista publicada nesta edição.

Uma revista especial, com a participação de mulheres rigorosas em relação ao trabalho, mas afetivas e suaves, que nos ensinam que o ri- gor é fundamental, assim como a paixão e o afeto.

Boa leitura!

Daysi Bregantini

18

DOSSIÊ GRANDES ESCRITORAS

6 Clarice entrevistadora

por Vera Saad Rossi

12 O segredo de Virginia Woolf

por Alcir Pécora

MARCIA TIBURI

Facismo potencial

4

6

15