Crónica do Ribeiro
4
De uma Evolução caótica…. A uma Decisão Sensata…
Depois de muito reflectir, fiquei sem perceber se o Simracing em Portugal está no seu auge ou simplesmente já esteve… evolui de forma positiva, ou desordenada e completamente errática? Como a maior parte de nós, falo de administradores e colaboradores de comunidades de Simracing Português (SP) começámos todos na mesma casa, e saíram de lá (por diversas razões que não vale a pena ‘escavar’ neste momento), resta perguntar se o SP não estaria melhor entregue a 1/2 grandes comunidades no máximo? Ou será que está melhor assim? Pelo histórico que salta à vista, enquanto os amantes do SimRacing se mantinham na sua maioria numa comunidade, as coisas corriam aparentemente bem até começarem-se a abrir novas comunidades ao longo dos anos, todas com as suas devidas diferenças e para variados gostos, algumas mantêm identidade mas também a inércia, umas fazem um serviço excelente a troco de licenças, existem aquelas que se apregoam Tugas, mas viraram umbigos para os ‘Camones",
outras pouco ou nada fazem, existem aquelas que querem mais do que o que devem, e ainda aquelas que ninguém sabe o que querem… daí a pergunta/afirmação, Uma Evolução Caótica!?
Com isto tudo descrito em cima e depois de sair da colaboração do SRP, onde me poderia encaixar melhor? Pensei eu, escolha não faltava, mas nenhuma me satisfazia-me o suficiente para ficar lá como um user activo… decidimos avançar com a CPSA, passaram a ser 6 as SP com maior relevo… a CPSA foi desde o 1º dia direccionada aos Tugas como a principal base o rFactor… e sabem porquê? Porque é o Simulador que a maioria dos Tugas joga, aquele simulador que todos o têm ou já tiveram, ‘crackado’ (não fiquem ofendidos, toda a gente sabe que existe) ou original, porque a maioria de nós não tem € para iRacing’s e afins, porque a maioria de nós joga com 1 cadeira de escritório sem ‘backets’ ou ‘cockpits’ muito menos com neons ou botões de ejecção…. Aos tugas sim, porque nem todos os tugas gostam de correr com ‘camones’ ou andar a fazer que sabem falar Inglês pelo TS como o ‘Bery Tank You To’, ‘Open the Mala’ ou até mesmo ‘It’s sempre em frente, don’t turn’… Aos Tugas porque nós também o somos, porque nós gostámos de ouvir as ideias dos nossos users nós gostámos de passar um bom serão no TS a ouvir as peripécias diárias dos nossos users tenham eles 15 ou 55 anos… A CPSA não pretende ser um meio de negócio para nós, não pretendemos cobrar licenças, não temos publicidade, mas se algum dia tivermos, será sempre para ajudar nas despesas e nunca no lucro pessoal dos Administradores e restante Staff… A CPSA não apresenta ‘clichés’… A CPSA foi uma aposta ganha, a CPSA foi, A Decisão Sensata…
Ricardo Ribeiro
Ricardo Ribeiro
Administrador na CPSA