Crónica por Bruno Sousa
14
Olá Caros Leitores
Venho-vos apresentar uma nova rubrica na nossa querida revista da comunidade.
Esta Rubrica ir-se-á centrar nos simuladores menos conhecidos, tais como o “Live for Speed”. Iremos Abordar o que este simulador nos trás de bom e de mau, e pelo meio vou falar dos carros pistas e das minhas aventuras pelos campeonatos nacionais e estrangeiros.
Neste número iremos abordar apenas as características principais do “LFS”.
O LFS, tem na sua génese a ambição de ser o simulador de corrida por excepção.
As Ajudas á condução não existem, não existe o modo de arcada, todo o que acontece dentro de pista é apenas por influência do condutor, por isso é altamente recomendável que seja usado um volante para poder usufruir de tudo o que este jogo nos disponibiliza. Claro que podem sempre ser utilizados rato ou teclado, mas é garantido que não terão a mesma sensação de condução que o volante vos permite ter.
O LFS disponibiliza dois modos o “S1” e “S2”, a grande diferença entre os dois modos é apenas no numero que carros que é disponibilizado, e a pouca diferença de preço entre um e outro fez com que o “S1” entrasse em desuso. Já dentro do jogo, temos o modo de Treino, em que podemos correr contra outros carros comandados pelo computador, também existe á semelhança de outros simuladores aonde podemos treinar as nossas capacidades através de uma escola de condução, aonde, nos é ensinado a comportar dentro de uma pista de corrida. Mas na realidade a diversão começa mesmo quando vamos para o modo on-line, aonde podemos medir forças com outros corredores e mostrar aquilo que valemos.
Vamos falar de coisas sérias, um bom simulador de corridas tem de proporcionar ao piloto, a melhor sensação possível e imaginar dentro de uma pista de corrida, para isso é necessário que o simulador tenha umas físicas extraordinárias de modo a que a diversão seja ao mais alto nível. Não posso deixar de enumerar que a equipa do LFs fez um excelente trabalho ao simular a realidade, sem duvida até hoje um dos melhores simuladores que corri. Durante as corridas é permitido ao piloto configurar todos os aspectos do carro, e todas as variáveis contam, desde o desgaste do pneu, combustível de uma forma resumida, tudo aquilo que seria possível configurar num verdadeiro carro de corrida é permitido fazer no LFS.