A feira da ladra nasceu no século XIII e passou por vários lugares da cidade (o Castelo, Praça da Alegria, entre outros) até ao ano de 1882, quando se fixou no Campo de Santa Clara e passando a realizar-se nessa zona de S. Vicente, entre o Panteão Nacional e a Igreja de São Vicente de Fora.
Esta feira, também conhecida por mercado das pulgas, é essencialmente um mercado de rua popular onde se vendem objetos novos e usados (na grande maioria), que incluem antiguidades/velharias, onde parece, por vezes, mais fácil encontrar objetos sem utilidade do que com uso prático.
A equipa do Contarte, veio conhecer esta feira e o que ver o que tem para oferecer aos amantes de arte e cultura. Seja como for, bem regateado, aqui poderá encontrar vários souvenirs originais.
São inúmeras as bancas que vendem discos de vinil, no entanto, os preços são muito variáveis. Podemos encontrar vinis a 1€ de artistas portugueses, como Valentim de Carvalho. Ou mesmo, autênticos discos de bandas como Queen ou Beatles, que podem chegar aos 80€.
Para os apreciadores de fotografia a oferta também é variada. Podemos encontrar, embora não tão facilmente, diversas máquinas analógicas, mas também fotografias antigas para coleção.
É também fácil encontrar uma grande variedade de livros, como também de periódicos e revistas antigas.
FEIRA DA LADRA