“ duo” com Bem Harpe a canção“ Boa sorte”. Também, as bandas de reggae tais que natiruts é muito apreciado et reconecido no campo reggae. Eles são a“ voz do povo”, que cantam mensagens de paz e que revendica a liberdade de expressão. O que eu gosto com essa banda é o lado positivo e otimista nas canções deles. Eu também gosto do cantor de rap Gabriel o pensador por que leva ideas em favor do povo e problemas cotidianos e políticos que existem no Brasil. No entanto, eu não gosto das músicas brasileiras tais que Michele Telo, o Naldo, por que, as letras não têm senso e a qualidade musical é baixa.( SILVA, 2015)
A principal cadeia anafórica é construída em torno do tema música brasileira. Ela é introduzida pelo SN definido a música popular brasileira, demonstrando que o estudante utiliza os recursos linguísticos da língua alvo para fornecer informações sobre um tema específico. Ele é retomado pelo SN definido o forró e pelo SN o samba, como forma de exemplificar alguns estilos presentes na música brasileira os quais fazem parte dos repertórios do agente-produtor. Depois, o agente-produtor retoma a unidade fonte dessa cadeia anafórica pelo SN definido a MPB, parecendo desconhecer que há um gênero chamado MPB, ou seja, que não é toda e qualquer música produzida no Brasil que pode ser considerada MPB. Por último, essa cadeia anafórica é finalizada pela retomada também por uma anáfora fiel através do SN as músicas brasileiras.
Essa retomada nos chama a atenção pelo fato de que o agente-produtor parece mobilizar conhecimentos enciclopédicos sobre a música brasileira, pois ele não mais usa a unidade lexical popular para indicar a música produzida por artistas com os quais não simpatiza. Dessa forma, o agente-produtor coloca em evidência pela construção de seus dizeres a avaliação que ele faz do assunto do qual trata. Além dessa característica, o agente produtor coloca o SN as músicas brasileiras no plural, indicando tratar-se de uma subclasse e não mais genericamente como a música brasileira.
Dentro dessa cadeia anafórica podemos perceber a retomada dos SN o forró e o samba pelo SN demonstrativo essas músicas. Com o uso desse SN, o agente-produtor mostra já possuir algumas capacidades linguísticas no nível sintático de como retomar e sintetizar dois SN categorizados em uma mesma classe, reorientando, assim, a leitura do texto. O uso do pronome demonstrativo também é utilizado para encerrar essa cadeia anafórica.
334