8
negócios
bruno cavassani
Dica 03. Funcionamento do Negócio: É fundamental definir a forma de funcionamento do negócio, ou seja, tudo que será necessário para o negócio funcionar, estabelecer o ponto comercial em se tratando de loja física, custos para montar lojas online e custos de deslocamento e pontos para negócios de rua. A definição do horário de funcionamento é uma ferramenta importante que pode atrair clientes e também deve ser definida. Outra questão importante a ser definida é sobre a contratação ou não de funcionários. No mercado existem diversas atividades que não necessitam de contratação de mão de obra externa, gerando assim, oportunidades de empreender com recursos limitados.
Dica 04. Parte Burocrática: Antes de investir em máquinas, mercadorias e instalações, é importante verificar a parte burocrática. Independentemente do tipo de negócio ou do município aonde deseja empreender, é preciso verificar as regras e as normas para funcionamento de uma empresa na sua região. Também é indispensável definir o Tipo de empresa que vai ser aberta. Para quem não tem conhecimento na área é necessário contar com a ajuda de um profissional. Como dica, diversos empreendedores estão iniciando as suas atividades como MEI (Microempreendedor Individual), pois é um processo simples, rápido e com baixo custo, tornando-se possível trabalhar na legalidade. O processo de abertura e contabilização é simples, pode ser feito por você mesmo, reduzindo assim as despesas.
Dica 05. Invista na Divulgação: Hoje com a popularização da internet é possível divulgar a sua empresa com eficiência e apenas alguns toques na tela do seu celular. Também é possível contar com as ferramentas tradicionais, a escolha da forma certa vai depender do tipo de negócio que você vai abrir. Você pode criar sites, investir profissionalmente nas redes sociais com impulsionamento, trabalhar com feriados e datas especiais, investir em links patrocinados e mesclar ações virtuais e físicas. O importante é divulgar a marca e também os produtos e serviços ofertados pela empresa. Como dica, é importante produzir conteúdos que as pessoas queiram compartilhar. Nesse momento, é necessário buscar inspirações em outras empresas e criar conteúdos diferenciados e ligados unicamente a sua marca.