ormalidade que começa com diplomação do presidente eleito e de seu vice no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a posse de um presidente da República tradicionalmente passa por algumas etapas até a transferência da faixa presidencial. A primeira delas é justamente na Corte Eleitoral, quando ocorre a diplomação, indicando que os candidatos eleitos pelo voto popular estão aptos a assumir o cargo.
No último dia 10 de dezembro, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, e seu vice Hamilton Mourão foram diplomados. A próxima etapa ocorre no dia 1º de janeiro de 2019. O evento de posse envolve diversas cerimônias, que começa com uma missa/culto ecumênico na Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, em Brasília, prevista para ocorrer às 14h30.
Ato no Congresso
Em seguida, o presidente eleito segue para o Congresso Nacional, onde será recepcionado pelos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira. É no Parlamento que Jair Bolsonaro se tornará oficialmente o novo presidente do País. Com honras militares, o primeiro-secretário da Mesa do Congresso faz a leitura do termo de posse e o presidente do Congresso, Eunício Oliveira, declara a chapa vencedora da eleição de outubro empossada.
a posse do presidente eleito jair bolsonaro
F