Circuitos lógicos (TE209), Curso de Engenharia Elétrica UFPR. RELÁTORIO_5 | Page 5

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA . 2.1 MAPA DE VEITCH-KARNAUGH .
Em 1952 , um matemático e cientista da computação chamado Edward W . Veitch no seu trabalho original " A Chart Method for Simplifying Truth Functions " ( VEITCH , 1952 ), descreveu um diagrama que visava a otimização ( simplificação ) dos circuitos lógicos ( ou circuitos combinacionais ).
Em 1953 , um engenheiro de telecomunicações , físico e cientista da computação , Maurice Karnaugh , fez aperfeiçoamentos no trabalho do Veitch , gerando um diagrama muito utilizado atualmente no mundo da eletrônica , e projeção de circuitos combinacionais , uma ferramenta chamada de : Mapa De Veitch-Karnaugh . A ferramenta utiliza a tabela verdade como base para obtenção de circuitos combinacionais , ou simplificações de já existentes . O formato da ferramenta , é uma tabela composta por 2 n células , na qual o n , representa o número das variáveis de entrada . Ele permite a simplificação de enésimas células , mais fica muito difícil utiliza-lo quando o número de parâmetros de entrada passa de 6 , após essa quantidade é recomendado utilização de softwares para resolução das simplificações .
O Mapa De Veitch-Karnaugh , geralmente denominado somente de Mapa de Karnaugh , funciona da seguinte maneira : cada célula representa uma variável de entrada ( em cima da coluna , e ao lado esquerdo da linha ) as saídas de cada 2 n combinações estão explicitas dentro da célula , o jeito que as células foram projetadas de tal modo a permitir uma melhor visualização para melhor visualizar o conceito da adjacência . Que resumidamente os valores de entrada que mudam , de uma coluna ou linha para outra , são cancelados . Também existe o conceito chamado enlace , que nada mais é do que o agrupamento das saídas de nível lógico alto , a qual pode de maneira direta extrair uma expressão para tal grupo , ou enlace . Estas propriedades , simplificações são providas dos teoremas da absorção , que estão disponíveis para verificação no APÊNDICE A , por conseguinte com o conceito da adjacência e enlace , retira-se do mapa , uma expressão Booleana , já simplificada , pois a variável que muda de valor é cancelada .
Nos próximos tópicos do relatório , será dedica para redigir uma melhor explicação , e um método de montagem da ferramenta : Mapa De Karnaugh .
2.2 JUSTIFICATIVA
O relatório somente conta com a revisão e demonstração das propriedades do Mapa De Karnaugh , pois já foi feito algumas explicitações do necessário para compreender e poder refazer o experimento em relatórios anteriores , todavia deixei em apêndice toda a parte referente as propriedades da álgebra Booleana e formas canônicas ( APÊNDICE A ), as simulações de todas as combinações dos n parâmetros de entrada estão contidos no APÊNDICE B e C , para uma melhor estruturação , e para acompanhar o relatorio final com uma melhor compreensão , o pré-relatório 5
se encontra na parte de ANEXOS , com isso esclarecido podemos passar para os tópicos seguintes . 4