Circuitos lógicos (TE209), Curso de Engenharia Elétrica UFPR. Relatório 3. | Page 18

5 DISCUSSÃO , DIFICULDADES E RESULTADOS .
5.1 O PROJETO DA EXPERIÊNCIA .
Na terceira experiência foi constatado que os dados obtidos através de conhecimentos adquiridos em sala de aula são compatíveis com os resultados recolhidos no experimento prático .
No total , eram seis ( 6 ) experimentos a serem realizados , como já dito , todos eles com o objetivo de demostrar a universalidade das funções lógicas nand e nor .
5.2 DIFICULDADES .
Durante a montagem dos circuitos , foi encontrado muita dificuldade principalmente em dois pontos , porta lógica queimada e jumpers “ abertos ”. Isso dificulta e atrasa consideravelmente o desenvolvimento do projeto , pois , até encontrar o CI que está queimado ou o jumper que está “ aberto ” demanda muito tempo e paciência .
Na montagem do segundo circuito ( nand equivalente a porta and ) foi encontrado uma porta lógica nand queimada , esta porta é localizada no CI 7400 nos pinos 4 e 5 ( entrada ) e 6 ( saída ). Como sabemos que cada CI comporta 4 portas lógicas , conseguimos solucionar o problema sem ter que mudar o CI , apenas alterando a porta lógica , que no caso , foi pego a primeira ( 1 e 2 como entrada e 3 como saída ).
O segundo ponto que encontramos dificuldades , foi em dois jumpers que estavam abertos , não estavam dando contato , provavelmente o cobre que contém dentro do fio se rompeu . Isso nos causou um transtorno , pois , demorou um grande tempo até achar as conexões que estava com irregularidade .
Para ambas as dificuldades encontradas , o uso do multímetro foi de suma importância , pois , sem ele não conseguiríamos executar tais testes com tanta certeza . Para todos os projetos já montados e os que serão ainda executados , o multímetro é uma ferramenta totalmente essencial para o sucesso da experiência , sem ele , com toda a certeza , teríamos muitas dificuldades para encontrar os problemas .
5.3 RESULTADOS .
Como já visto no decorrer do relatório , o desenvolvimento do experimento foi um sucesso , conseguimos ver claramente que as informações obtidas na teoria , são condizentes com as recolhidas na prática . Todos os níveis de tensão e corrente ( contendo uma pequena margem de erro ) são totalmente compatíveis com os obtidos no estudo teórico do projeto . As tabelas verdade de cada experimento estão contidas nos tópicos anteriores , mostrando o total sucesso do experimento . Como já dito no tópico anterior , apenas com o recurso de equipamentos adequados esse tipo de experiência tem sucesso , sem esses equipamentos o projeto pode sim ser montado e nos oferecer um resultado satisfatório , más , as chances de erro aumentam drasticamente .