Capitães da Areia mostrou o que Jorge Amado via naquela época, uma Salvador rica de cultura, mas pobre de seres humanos, uma Salvador desigual. Capitães da Areia é um filme político e na minha opinião, todo mundo deveria assistir, pois os capitães estão presente entre nós até hoje, você passa pela rua e vê uma criança na calçada suja e desassistida, o que você faz para mudar isso? Passa direto, rejeita ou finge que não viu,
Elcian Gabriel
intérprete do Almiro
O filme se torna de extrema importância ao mostrar uma parte da sociedade, que vive as margens, sem nenhuma expectativa e que sempre vai ser invisível aos olhos da burguesia.
Robério Lima
intérprete do Professor
Capitães da Areia tem toda importância para a sociedade. Marinho Gonçalves, que interpretou o Querido de Deus no filme, disse isso uma vez e me marcou muito: "Enquanto houver desigualdade social, Capitães da Areia vai existir". Capitães de Areia é de hoje, é de agora, tem total importância para essa sociedade tão desigual, tão desumana. Capitães da Areia é educativo, é pedagógico, é construtivista, é importante.
Evaldo Macarrão
intérprete do Pirulito
27