8
Alzheimer: uma análise global
Máteria por Marina Fangel
O Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge mais de 44 milhões de pessoas ao redor do mundo. Tem como principais características o declínio em algumas funções intelectuais, como a perda progressiva de memória, desorientação espacial e do tempo, pensamentos abstratos, dificuldade na fala e no aprendizado. É uma das doenças que mais atinge a população idosa mundial, sendo, inclusive, a única entre as dez doenças com mais número de mortes que não tem cura, prevenção ou controle prévio.
A doença se espalha de forma homogênea pelo mundo, tendo o maior número de casos registrados na Europa Ocidental, cerca de 9% da população e a América do Norte logo atrás, com 6,4%. O Alzheimer é menos comum na África Subsaariana, com apenas 2,2%. Isso se dá ao fato de que a Europa e a América do Norte possuem uma porcentagem de idosos maior do que em relação à África, o que afeta diretamente no número de casos da doença.
Estima-se que, em 2017, a doença gerou um custo de 259 bilhões de dólares apenas nos Estados Unidos, e que até 2050 possa chegar a até 1,1 trilhões de dólares gastos em remédios, exames, cuidadores e assistência hospitalar. Por ser uma doença degenerativa, o Alzheimer vai piorando com o passar dos anos, levando a pessoa afetada a desenvolver outros tipos de enfermidades. Isso faz com que, depois de diagnosticada, a expectativa de vida da pessoa com Alzheimer varia entre quatro e dez anos.
No Brasil, a doença afeta milhares de idosos por ano. Com uma população de mais de 22,3 milhões de pessoas com mais de 60 anos, é de se esperar que a incidência do Alzheimer seja considerável. É importante ressaltar que, com o decorrer dos anos, a pessoa idosa tem cada vez mais chances de desenvolver algum tipo de demência, esse número duplica a cada cinco anos,
ou seja, uma pessoa com 75 anos tem o dobro de chances de apresentar um quadro de Alzheimer do que uma de 70 anos.
Taxa de mortalidade de pessoas com Alzheimer em relação a outras causas de morte no Brasil.
https://www.alzheimers.net/resources/alzheimers-statistics/
http://www.innovarepesquisa.com.br/blog/os-numeros-alzheimer-brasil-e-mundo/
http://www.worldlifeexpectancy.com/cause-of-death/alzheimers-dementia/by-country/
https://blog.saude4life.com.br/2017/04/02/saude-qualidade-de-vida-e-envelhecimento-no-brasil/
https://view.joomag.com/-/0972301001521296014
http://www.alzheimer-europe.org/Policy-in-Practice2/Country-comparisons/2013-The-prevalence-of-dementia-in-Europe
https://www.telegraph.co.uk/news/health/news/10286654/Good-hygiene-may-be-to-blame-for-soaring-Alzheimers.html