SABIAS QUE...?
França é conhecida como “o hexágono”, por causa do formato de seu território, e é o maior da Europa, com 551.000 quilómetros quadrados?
O Louvre, em Paris, é o museu mais visitado do mundo? Em 2014, recebeu 9,3 milhões de visitantes - o mesmo número total da população da Suécia.
Várias invenções importantes do mundo aconteceram em França: a comida enlatada, o sistema de leitura/escrita Braille, o estetoscópio, o secador de cabelo, etc?
Pelo menos 40% das canções tocadas nas rádios devem ser francesas?
O Tour de France, a maior prova de ciclismo do mundo, tem mais de 100 anos e acontece no mês de julho, todos os anos? Os atletas percorrem aproximadamente 3.200 km por mais de 20 dias.
Liberté
Égualité
Fraternité Liberdade,Igualdade, Fraternidade é o lema nacional da França, criado na época da Revolução? (1789-1799).
Inês Leal: Olá, Simone! Hoje vou fazer-te algumas perguntas relacionadas com a tua vida escolar e desportiva. Como consegues conciliar a escola com o ténis, tendo todos os dias treinos de 2 a 3 horas?!
Simone Leal: Olá! O meu "segredo" para conseguir conciliar o desporto e o estudo é planear e organizar tudo com antecedência. Chego mesmo a fazer um plano para a semana, onde traço objetivos para os vários dias. A acrescentar a isso, procuro sempre estar com muita atenção e concentração nas aulas, o que me ajuda e facilita no estudo em casa, pois já levo os assuntos percebidos.
Inês Leal: Como te sentes ao ganhar todos estes anos o diploma de excelência e o que é que este representa para ti?
Simone Leal: Em primeiro lugar, quero agradecer ao Colégio o prémio que me atribuiu. Agradeço também a oportunidade de me deixarem dar o meu testemunho pois considero importante na escola existir a partilha de experiências entre todos, como forma de ajudar a sermos melhores e a conseguirmos atingir os nossos objetivos. É, por isso, um orgulho para mim receber este diploma de excelência, pois é o reconhecimento do meu trabalho ao longo do ano letivo.
Inês Leal: Sentes que perdes a tua adolescência por causa da escola e do ténis?
Simone Leal: Não. Uma parte significativa do meu tempo é ocupada na atividade desportiva, no meu caso o ténis, (treino cerca de três horas por dia). Para mim, e penso que para todos, a atividade desportiva é excelente para a saúde física e mental e tem-me ajudado muito. Por outro lado, como sou muito disciplinada no cumprimento daquilo que planeio, tenho ainda os meus tempos livres, em que aproveito para seguir as minhas séries televisivas preferidas.
Inês Leal: Que mensagens é que deixas aos teus colegas de modo a que também eles consigam atingir este patamar de excelência?
Simone Leal: O que mais gostava de partilhar com os meus colegas é dizer que o meu dia a dia, parecendo que não, não é só estudar. Por isso, aquilo que tenho a dizer a todos os meus colegas é que, com esforço, dedicação e organização tudo aquilo que desejamos pode ser alcançado e conseguimos ainda ter tempo livre para fazer todas as outras coisas de que gostamos.
Inês Leal 7º.1
Para além da vida escolar…
Das aulas para os treinos, são inúmeras as vantagens de praticar desporto, pois ajuda a melhorar o desempenho escolar, o raciocínio matemático, reduzindo o stress e aumentando a concentração e a disciplina. Por isso, fomos conhecer a Simone Leal.
1.ª EDIÇÃO 2018
CCNEWS
www.colegiodocastanheiro.net/ | 14
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
1.ª JORNADAS
CCNEWS
Direção: Carina Silva, Luís Almeida e Sandra Pereira.
Coordenação editorial: Clube de Jornalismo do Colégio do Castanheiro; Conselhos de Turma dos 7.º 1 e 7.º 2 do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
O uso das novas tecnologias em sala de aula é um desafio do século XXI. Os nossos jovens e crianças são estimulados todos os dias ao seu uso. Cabe aos professores ensinarem-lhes a tirar partido das mesmas. Foi neste âmbito que na aula de Ciências Físico-Químicas os alunos do 7.º 2 foram para a rua com os seus telemóveis usar as aplicações, para Android e IOS, SkyView e Sky Map. Foram muitas as descobertas que serviram como complemento à teoria lecionada em sala de aula sobre o Universo e o Sistema Solar. Mas houve uma em especial que se destacou… uma enorme bola gigante de espelhos! "Parece uma bola de discoteca!" - disseram alguns alunos. Com esta "descoberta" regressamos à sala de aula e fomos pesquisar o estranho objeto espacial encontrado. O satélite Ajisai! Trata-se de um satélite japonês lançado em 1986 que orbita a uma altitude aproximada de 1488 km. A sua missão tem como principais objetivos a melhoria da rede de triangulação geodésica do Japão, a determinação da posição de ilhas remotas e a integração da rede geodésica do Japão com os sistemas geodésicos utilizados em outras partes do mundo.