Catálogo Cine FAP Segundo Semestre de 2017 | Page 4

Trechos de : “ As Mulheres de Rainer Werner Fassbinder ( VI )”, por Roberto Acioli de Oliveira . Íntegra : https :// cinemaeuropeu . blogspot . com / 2010 / 01 / as-mulheres-de-rainerwerner-fassbinder . html Oprimidas Opressoras
Na opinião de Yann Lardeau , em filmes de Fassbinder como O Amor é Mais Frio que a Morte ( Liebe ist kälter als der Tod , 1969 ), Os Deuses da Peste ( Götter der Pest , 1969 ), Recrutas em Ingolstadt ( Pioniere in Ingolstadt , 1970 ) e Cuidado com a Puta Sagrada ( Warnung vor einer heilingen Nutte , 1970 ), a mulher é “ inexistente ”. Elas são totalmente apagadas pelos personagens masculinos e seus desejos são muito convencionais . Ou melhor , elas não tinham desejos senão pelas convenções .
A partir de certo momento , entretanto , é como se a mulher se tornasse para Fassbinder o arquétipo do oprimido : de Martha ( 1973 ) a Nora Helmer ( 1974 ), de O Medo Devora a Alma ( Angst essen Seele auf , 1973 ) a Mamãe Kuster Vai ao Céu ( Mutter Küsters Fahrt zum Himmel , 1975 ), de Uma Mulher de Negócios ( Bremer Freiheit , 1972 ) a A Mulher do Chefe da Estação ( Bolwieser , 1977 ), de Medo do Medo ( Angst vor der Angst , 1975 ) a O Assado de Satã ( 1976 ). Sem esquecer a opressão silenciosa da mulher em Effi Briest ( Fontane Effi Briest , 1974 ) como modelo ( todas as imagens deste artigo são de Medo do Medo ). Fassbinder admitir inclusive que as mulheres o interessem mais do que outros de seus personagens , como as crianças e os trabalhadores imigrantes :
“ Quando nos confrontamos concretamente com a sociedade , descobrimos o problema das mulheres ... Apesar de tudo , acho as mulheres mais apaixonantes [ que as crianças ou os trabalhadores emigrantes ]. As mulheres não me interessam apenas porque são oprimidas , não é tão simples . Os conflitos no interior da sociedade são mais apaixonantes de observar através das mulheres . Porque as mulheres , por um lado , são oprimidas , mas , segundo eu , elas também provocam essa opressão em função de sua situação na sociedade . Por sua vez , elas se servem disso como um instrumento de terror . São as figuras mais apaixonantes da sociedade , os conflitos são mais evidentes com delas ”
O roteiro de Medo do Medo foi desenvolvido por Fassbinder a partir das notas autobiográficas de Asta Scheib , uma jovem dona de casa do norte da Alemanha que mais tarde se tornaria escritora . Margot é uma tensa dona de casa da classe média alta às portas da insanidade . Em Martha , filme do qual de acordo com Wallace Steadman Watson Medo do Medo parece uma seqüência , havia um marido controlador , mas as razões de Margot para os recorrentes ataques de ansiedade são pouco evidentes . Lardeau também sugeriu que a revanche em Nora Helmer contra Helmut Solomon parece com a revanche que Martha não é capaz de realizar contra seu marido opressor .
De acordo com Steadman , Medo do Medo antecipa alguns outros filmes de Fassbinder . O medo inexplicável de Margot anteciparia a angústia existencial generalizada em personagens dos filmes dos próximos dois anos . Como o jovem recém casado e muito problemático em Eu Quero Apenas que Vocês me Amem ( Ich will doch nur , dass ihr mich liebt , 1976 ), a criança irada e sádica de Roleta Chinesa ( Chinesisches Roulette , 1976 ) e a insanidade sutil de Hermann Hermann em Despair ( 1977 ).