REIS DE CONGO
REIS DE CONGO- MESTRE ALDENIR – CRATO
Na comunidade de Bela Vista, Vila de Padre Cícero, na aprazível cidade do Crato, encontramos o Mestre José Aldenir Aguiar, reconhecido em 2004 como Tesouro Vivo da Cultura do Estado do Ceará. Mestre Aldenir começou a brincar reisados aos 15 anos, mas sua integração dedicada ao grupo Reis de Congo deu-se 1955, quando, nas palavras do próprio mestre“ comecei a brincar trajado”. De lá para cá, não deixou de brincar por nem um ano.
Nascido na localidade de Baixio Verde( próximo ao Sítio Bela Vista) em 20 de agosto de 1933, Mestre Aldenir foi homenageado pela XII Mostra Estadual Ceará Natal de Luz, em 2017.
Chama a atenção o grande trabalho desenvolvido para a transmissão de saberes, por meio de encontros semanais( quartas-feiras) de mais de vinte crianças e adolescentes com o mestre, ocasião em que eles ensaiam as apresentações do reisado. O grupo, na verdade, subdivide-se em três: o masculino, feminino e o infantil( com brincantes que alternam entre um ou outro).
A coordenadora do grupo, Ana Paula de Brito Silva, mãe Maria Eduarda( 12 anos) e Ana Laura( 07 anos), que participam do reisado, é a responsável por todas as articulações do grupo, que traz na bagagem um grande itinerário de apresentações dentro e fora do Ceará.
Muitas das toadas e mesmo personagens( como“ a doida”, o cão e a alma) são criações do próprio Mestre Aldenir, com base em acontecimentos que chamaram sua atenção. Destacam-se no grupo três garotas, todas com doze anos( 2017), que compõe músicas para o reisado, algumas das quais já estão sendo utilizadas nas apresentações oficiais. Suelenn Luane Pereira, Kimberly Fidelis Oliveira e Maria Eduarda Brito são frequentadoras assíduas do reisado e encantam pela simpatia e amor que demonstram pela manifestação a despeito da pouca idade.
10