Muitas pessoas passam a vida buscando descobrir o seu potencial. Tentando de algum jeito buscar o seu “lugar ao sol” em uma profissão que lhe faça feliz, e que traga resultados financeiros satisfatórios. Essa busca pode ser mal sucedida se não Levar em consideração seus talentos, suas características pessoais, afinal você faz um esforço muito grande para ser quem você não é! O auto-conhecimento é a chave para uma trajetória profissional bem sucedida.
Potencial x Entrega
Amigo Convidado
Ricardo Aderaldo
Sócio prorietário da Biocoach Treinamentos
"Nosso amigo e parceiro Ricardo Aderalldo Pinheiro, a nosso convite, fala sobre potencial e entrega nesse artigo. Deixamos nossos agradecimentos por compartilhar tão carinhosamente seu conhecimento"
Fazendo uma analogia com a natureza o Potencial do ser humano, é como a semente, se você der todas as condições para que essa semente se desenvolva poderá sair arvores e até uma floresta, porém se essa semente não receber todo o alimento necessário ela continuará sendo somente potencial. A “Entrega” são os frutos, é “ser aquilo que você nasceu para ser”.
Muitos pais ignorando uma maneira mais adequada de educar seus filhos (frutos), fazem com que uma pessoa com um imenso potencial para uma determinada área, seja um profissional frustrado em uma outra, por conveniência, por status... por sucessão. É como pedir que uma arvore de jaca comece a produzir maçãs, isso vai contra a natureza.
Uma das maneiras mais eficazes de medir potencial, e ajudar na “entrega” é a avaliação comportamental, também conhecida como Assessment. No meu trabalho como Coach ajudei centenas de pessoas com o propósito de serem mais felizes em suas carreiras, e fazerem jus ao seu potencial de vida. Sou especialista em Assessment pela Universidade Quantum, que oferece a ferramenta de medição de comportamento mais usada no Brasil.
Todos nós temos potencial para algo, mesmo que seja algo simples, mas todos nós fomos dotados de talentos. Einsten disse: “Se eu for medir a competência de um peixe pela sua habilidade em subir em arvores, ele será sempre um imcompetente”. E você, já sabe qual o seu talento?