Capitalismo e população mundial | Page 25

Gráfico 1
Fonte: FED de St-Louis( 2005), a partir de dados da ONU.
Nos anos 1960 aparece outra inflexão forte, mais precisamente em 1963, quando a taxa de crescimento anual da população humana 1 atinge um máximo de 2,2 %; nesta década a taxa média anual de crescimento é de 2,04 %; daí para diante ela cai, para 1,31 % ao ano entre 1995 e 2000, e atualmente está em 1,15 % ao ano.
Na curva aparece claramente o efeito que assinalamos acima: primeiro a forte inflexão para cima nos anos 1960 e depois, mesmo com a queda da taxa de reprodução, a população mundial continua crescendo em função da base anteriormente atingida pois a unidade da escala no eixo vertical, 2 bilhões, continua a mesma. Mantidas as atuais
1 A taxa de crescimento anual da população de um país é o quociente entre:( a) a soma dos nascimentos mais a imigração subtraída das mortes e da emigração ocorridas nesse ano; e( b) a população média neste ano. No caso da população mundial, tanto a imigração quanto a emigração devem ser eliminadas da relação pois as viagens migratórias para Marte ainda estão num horizonte longínquo.
Evolução histórica da população mundial
23