Camões em interação junho 2024 | Page 14

“ A t r i s t e z a n o c o r a ç ã o é c o m o a t r a ç a n o p a n o ”
* L u í s d e C a m õ e s
C arta , escrita em Ceuta para um amigo , de Luís de Camões *
“(...) Quão mal está no caso quem cuida que a mudança do lugar muda a dor do sentimento ! E se não , digam quien dijo que la ausencia causa olvido . Porque , enfim , la tierra queda , e o mais a alma acompanha . Ao alvo destes cuidados jogam meus pensamentos à barreira , tendo- me já , pelo costume , tão contente de triste , que triste me faria ser contente ; porque o longo uso dos anos se converte em natureza . Pois o que é para mor mal , tenho eu para mor bem . Ainda que para viver no mundo , me debruo doutro pano , por não parecer coruja entre pardais , fazendo-me um para ser outro , sendo outro para ser um ; mas a dor dissimulada dará seu fruito , que a tristeza no coração é como a traça no pano :
E p o r t ã o t r i s t e m e t e n h o , Q u e s e s e n t i s s e a l e g r i a , d e t r i s t e n ã o v i v e r i a . P o r q u e a t a l s o r t e v i m , q u e n ã o v e j o b e m a l g u m e m q u a n t o v e j o , q u e n ã o n a s c e u p a r a m i m ; e p o r n ã o s e n t i r n e n h u m , n e n h u m d e s e j o .
( . . . ) * http :// www . luisdecamoes . pt / 2020 / 08 / esta-vai-com-candeia-na-mao-carta . htm Ilustração : Catarina Kotova , 12 .º E