Cacos de Papel 2017 16 | Page 12

Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras et eros con-vallis risus ullamcorper aliquam at in odio. Quisque vitae rutrum mi. Aliquam ac erat at neque accumsan tristique. Praesent id tempor nisl. Curabitur sed nulla at magna venena-tis cursus vitae nec tortor. Maecenas elit nunc, porttitor non tincidunt nec, scelerisque vel dolor. Suspen-disse consectetur mauris vitae odio semper euismod. Curabitur in enim augue. Curabitur vel tincidunt odio. Integer volutpat tempus nunc, sed molestie velit pellentesque eu. Praesent dapibus enim turpis, at lacinia purus.

Parece que foi ontem, mas já se passaram 30 anos desde aquele 8 de agosto de 1986, dia em que o Cacos, o querido Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFPR, foi fundado. Naquela época, o curso de Comunicação se abrigava no segundo andar do Prédio Histórico, na Praça Santos Andrade, cartão postal da cidade e símbolo da universidade. Foi em 2001 que ocorreu a mudança do curso para o campus atual, o qual todos estão acostumados a chamar de “Floresta”. A origem desse apelido que ao longo do tempo passou a carregar afeto e simbolismo é bem simples: o curso que residia no campus antes de Comunicação era a Engenharia Florestal. O aspecto retrô e a arquitetura quase gótica do prédio, porém, vêm de raízes mais longínquas; antes, o campus do Cabral abrigava o curso de Química - o que explica o chão decorado com o escrito “Escola Superior de Química” na entrada do prédio.

Dos 30 anos de história do Cacos, quinze apenas se passaram na Floresta. Ao longo de todos esses anos, memórias foram construídas, amizades eternizadas, festas realizadas e muito se fez para o fortalecimento do movimento estudantil no campus. Em 2016, o Cacos entra em sua terceira década de existência e, para imortalizar a cultura florestiana, preparamos um pequeno manual sobre as tradições do curso de Comunicação.

“Mas, afinal, o que é um Centro Acadêmico?”

Um Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de determinado curso dentro da instituição de ensino. No caso do Cacos, ele representa todos os alunos de Comunicação, o que inclui Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Para uma representação eficiente, é necessário que o CA esteja sempre em contato com os alunos e suas demandas, através de reuniões, assembléias, palestras e discussões, realizadas de maneira democrática e aberta a todos os estudantes. O Cacos se mostra presente em todas as reuniões com professores do DeCom (Departamento de Comunicação Social), com o SACOD (Setor de Artes, Comunicação e Design) e com órgãos de representação geral como o Diretório Central Estudantil (DCE), levando as pautas estudantis locais para que sejam discutidas e  soluções sejam deliberadas para a melhor permanência dos alunos na Universidade. A gestão do CA de Comunicação é eleita democraticamente por 25% dos votos dos alunos matriculados no curso, de acordo com Estatuto do Cacos.

“Como faço parte do Centro Acadêmico?”

É simples e qualquer estudante pode participar! Uma gestão fica sob o controle do CA durante o período de um ano. No Cacos, as chapas assumem no mês de agosto e terminam seu mandato em julho do ano seguinte. Normalmente, durante o mês de junho, abre-se um formulário na internet onde uma chapa pode se inscrever ao colocar o nome dos seus participantes e os cargos que irão ocupar.

Depois, começa o período de debates e divulgação das propostas de todas as chapas inscritas. Por fim, antes do recesso do meio de ano, a chapa vigente convoca uma votação no campus, possibilitando que todos os alunos possam escolher a chapa que mais lhes agrada. Aquela com maior número de votos assume o comando do CA assim que as aulas retornam.

QUEM FEZ O CACOS?

Depois da mudança da Comunicação para o Juvevê, em 2001, o espaço destinado ao CA estava em condições precárias, já que na época em que o campus abrigava o curso de Engenharia Florestal a casinha servia como serraria. O chão estava forrado de buracos e o teto e a parede do fundo a beira de desabar. Foram as gestões “Quem sabe faz a hora” (2002/2003) e “CACOS Aberto” (2005/2006) que se empenharam  na reforma do espaço: o chão foi nivelado, a parede reerguida, janelas instaladas e um palco construído. Além disso, realizou-se o antigo sonho de um escritório para o Cacos e de balcão para o bar, feitos de tijolos do campus. Como o espaço é dos alunos, é nosso dever preservar a sala do Centro Acadêmico para que mais pessoas possam desfrutar dela e escrever suas histórias como alunos de Comunicação Social da Federal.

CACOS DA NOVA GERAÇÃO

A “Cacos da Nova Geração” foi eleita em votação de chapa única, em Junho de 2016; é composta por 13 membros de diversos anos do curso de Comunicação Social e é responsável por toda administração do Cacos como espaço físico e movimento estudantil. De junho até dezembro, a Nova Geração realizou duas festas no campus, sendo ainda responsável pelo pontapé inicial para discussões políticas no Decom, o que acarretou na greve estudantil em apoio aos secundaristas, em novembro de 2016.  

Curabitur vel tincidunt

Vestibulum ante ipsum primis in faucibus orci luctus et ultrices posuere cubilia Curae; Cras et eros con-vallis risus ullamcorper aliquam at in odio. Quisque vitae rutrum mi. Aliquam ac erat at neque accumsan tristique. Praesent id tempor nisl. Curabitur sed nulla at magna venena-tis cursus vitae nec tortor. Maecenas elit nunc, porttitor non tincidunt nec, scelerisque vel dolor. Suspendisse consectetur mauris vitae odio semper euismod.

de repente 30

Clássico como um filme do Chaplin, antigo como um livro de história

e com corpinho de 18