ByteMe 1 | Page 39

O que é preciso num computador para ter um bom desempenho?

Primeiro precisas de uma boa [memória] RAM*. É onde são gravadas as informações dos processos que são usados para os programas. Quanto mais RAM, mais espaço existe para processos, logo o computador não tem de recorrer ao disco rígido, que seria muito mais lento. Hoje, para jogar jogos como o fifa ou Call of Duty convém ter pelo menos 8GB de memória RAM disponível. Há 5 anos era possível jogar quase tudo com 4GB de RAM. Antes era tudo mais leve e menos exigente.

Depois também é preciso um bom processador. A CPU** é o cérebro do computador e é responsável pelo processamento da informação reunida pela RAM. Podes ter muita RAM e pouca CPU que não serve de grande coisa… É preciso uma boa CPU para dar vazão a uma boa RAM, caso contrário a informação acumula-se.

Isso assegura um bom computador para trabalhar, mas ainda faltam alguns componentes importantes se quisermos jogar, ou não?

Sim claro. […] Para jogar ainda vais precisar pelo menos de uma boa placa gráfica. Todos os computadores têm capacidade de processamento gráfico, mas vem incluído na motherboard. O que faz com que o computador se torne deveras lento se utilizarmos quando processamos uma data de coisas mais um vídeo de alta qualidade. Isto nota-se mais nos jogos em que tens de processar toda uma data de informação, se for um vídeo não tens esse problema e consegue-se fazer sem problema.

Depois há mais coisas, se tiveres um desktop vais querer um bom ecrã, para teres um melhor tempo de resposta e claro, bons periféricos.

Periféricos são assim tão importantes quando se trata de um computador de alto rendimento?

Sim, aconselham-se sempre bons periféricos. É como nos ecrãs, há sempre um tempo de resposta entre o clique do botão do rato e o processamento desse clique. Um bom rato torna as ações mais imediatas. São coisas que o olho humano não distingue, mas se estiveres a jogar notas a diferença, além de que os ratos gaming não têm só os 3 botões. Normalmente também tens mais 3 ou 4 botões com atalhos que podes depois personalizar.

© Asus, HP, Dell