Cesar Victora
´
Por: César Soares
Brasil conquista o primeiro Canadá Gairdner
Premiação 2017 destacou pesquisa de cientista brasileiro sobre amamentação
oram necessários 52 anos de espera desde a primeira edição do renomado Prêmio Canadá Gairdner, em 1959, para que o Brasil entrasse para a lista dos agraciados. No último dia 28 de março, o epidemiologista César Victora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul foi anunciado como vencedor da categoria Saúde Global: John Dirks Canada Gairdner Gobal Health Award, com a comprovação de que a amamentação exclusiva, até os 6 meses de idade, impacta diretamente na saúde materno-infantil e no desenvolvimento adulto.
A alimentação exclusiva com leite materno nos primeiros seis meses de vida reduz o risco de óbito infantil por diarreia
A conquista veio por meio de uma pesquisa iniciada em 1982 por Victora, que revisou óbitos infantis na cidade de Pelotas e Porto Alegre e começou a documentar nascimentos distribuídos em grupos que são monitorados até hoje. Estes estudos mostram que a alimentação exclusiva com leite materno nos primeiros seis meses reduzia em 14 vezes o risco de óbito infantil por diarreia e em 3,6 vezes o risco de óbito infantil por infecções respiratórias. Essas descobertas provocaram mudanças internacionais de políticas públicas que passaram a ser recomentadas pelo Unicef e Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mesmo com uma agenda intensa de viagens devido aos projetos e pesquisas que coordena, o professor emérito da UFPel, César Victora reservou um tempo para conversar com o jornalista colaborador da Revista Wave, no Brasil, César Soares*
comprovou a importância do aleitamento materno exclusivo. E na segunda pesquisa, nós acompanhamos até hoje, 35 anos depois, todos os nascimentos em 1982.
Wave – Esses estudos também trouxeram evidências da relação entre tempo de amamentação com maiores níveis de inteligência, escolaridade e até renda aos 30 anos. Como isso ocorre?
Victora – o leite materno possui substâncias que são essenciais na formação do cérebro, são as moléculas que ajudam na arquitetura cerebral. A criança amamentada desenvolve sua inteligência, ela tem mais sinapses entre os neurônios do cérebro, e esse efeito nós conseguimos constatar que aos 30 anos de idade, além de mais inteligência estes adultos tinham mais escolaridade e maior renda no trabalho devido à sua capacidade produtiva intelectual.
Wave, no Brasil, César Soares*
Wave- O que representa para o senhor a conquista deste prêmio inédito no Brasil?
Victora - É o reconhecimento internacional de pesquisas que são feitas aqui na Universidade Federal de Pelotas nos últimos 40 anos. Um processo gradual em que nós viemos acumulando dados e resultados de distintas pesquisas, principalmente o estudo que nós fizemos na década de 80.
Wave- Como foram desenvolvidas essas pesquisas?
Victora - foram duas pesquisas. Na primeira nós comparamos cerca de duas mil crianças que morreram no primeiro ano de vida com vizinhos desses crianças que não haviam morrido. A principal conclusão foi que as crianças que recebiam somente o leite materno nos primeiros 6 meses de vida tinham o índice menor de mortalidade do que aquelas que recebiam água, chá ou suco. Foi a primeira pesquisa no mundo que comprovou a importância do aleitamento materno exclusivo. E na segunda pesquisa, nós acompanhamos até hoje, 35 anos depois, todos os nascimentos em 1982.
F
4
Interview/ Entrevista