O primeiro uso conhecido do termo "sistema de informação geográfica" foi por Roger Tomlinson no ano de 1968, em seu artigo "Um Sistema de Informação Geográfica para o Planeamento Regional". Tomlinson também é reconhecido como o "pai do GIS".
O ano de 1960 viu o desenvolvimento da primeira verdadeira GIS operacional do mundo em Ottawa, Ontario , Canada pelo Departamento Federal de Florestas e Desenvolvimento Rural. Desenvolvido pelo Dr. Roger Tomlinson , foi chamado o Canadá Sistema de Informação Geográfica (CGIS) e foi usado para armazenar, analisar e manipular dados coletados para o Inventário Canadá Terra - um esforço para determinar a capacidade da terra para o Canadá rural por meio do mapeamento de informações sobre solos , agricultura, recreação, animais selvagens, aves aquáticas , florestal e uso da terra em uma escala de 1: 50.000. Um fator de classificação de rating também foi adicionado para permitir a análise.
CGIS foi uma melhoria em relação aos pedidos de "mapeamento computador" uma vez que forneceu recursos para sobreposição, medição e digitalização / digitalização. Apoiou um sistema nacional de coordenadas que atravessava o continente, como linhas codificadas arcos que têm uma verdadeira incorporado topologia e armazenados o atributo e informações de localização em arquivos separados. Como resultado disto, Tomlinson se tornou conhecido como o "pai do GIS", especialmente por seu uso de sobreposições na promoção da análise espacial de dados geográficos convergentes.
História do desenvolvimento
EW Gilbert 's versão (1958) de John Snow 's 1855 mapa do cólera Soho surto mostrando os grupos de casos de cólera na London epidemia de 1854